Neurociência para Educação Infantil

Público-alvo  

Professores e gestores da Educação Infantil. 

  

 

Sobre o curso  

O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5 anos. Depois, exploraremos estratégias práticas para aplicação da neurociência em sala de aula, incluindo mindfulness e jogos cognitivos. O terceiro módulo oferece ferramentas práticas para o professor, como técnicas de regulação emocional. Por fim, o curso orienta na criação de ambientes educacionais neuroamigáveis, considerando o design de salas de aula e a influência ambiental na atenção das crianças. Cada módulo apresenta conteúdo diversificado, como videoaulas, textos e imagens, promovendo experiências de aprendizagem abrangentes. Recomendações de leitura opcional e tópicos práticos contextualizados enriquecem cada sessão, capacitando os professores para aplicarem os conceitos estudados em suas práticas diárias. 

 

  

Objetivos   

  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:  

▪ Compreender as bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral em crianças de 0 a 5 anos e como aproveitar esse conhecimento na prática educacional; 

  • Aplicar estratégias de ensino baseadas em evidências derivadas da neurociência para melhorar o processo de aprendizagem das crianças;
  • Criar e implementar atividades e jogos que estimulem o desenvolvimento cognitivo das crianças;
  • Projetar e implementar ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento saudável e holístico das crianças.

  

  

Programa   

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:  

  • Módulo 1: Introdução à neurociência na Educação Infantil 
  • Módulo 2: Neurociência e aprendizagem na prática 
  • Módulo 3: Ferramentas práticas para o professor 
  • Módulo 4: Construindo ambientes educacionais neurocientificamente amigáveis 

 

Sobre a autora: 

Emilly Fidelix 

É é criadora do @seligaprof, página de conteúdo educacional que impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela Full Sail University, pesquisadora em Educação e professora de pós-graduação. 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS