Olimpíadas de Astronomia

Lançamento no dia 17/08!

Público-alvo

Professores que atuam no Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio (Ciências e Física/Astronomia).

Sobre o curso

Este curso é destinado ao docente que deseja ficar por dentro das Olímpiadas que envolvem a área de Astronomia e quer entender um pouco mais sobre as possibilidades do mundo olímpico.

Vamos abordar especificamente a Olímpiada Nacional de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olímpiada Nacional de Ciências (ONC), trazendo informações sobre como participar, quais as etapas e o estilo dessas provas. Além disso, abordaremos estratégias para o(a) professor(a) se preparar para ajudar o seu aluno a estudar para a prova. O curso também conta com entrevistas com João Canalle e Eugênio Reis, responsáveis pelas provas da OBA e ONC, respectivamente.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Entender como funcionam e quais são as etapas da OBA e ONC;
  • Identificar como as olímpiadas científicas são importantes canais de conhecimento para os alunos;
  • Explorar as principais fontes bibliográficas para ajudar os estudantes a se preparar para as provas.

 

Programa

Nesta formação, estimada em quatro horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1: Introdução
  • Módulo 2: Por que estudar astronomia?
  • Módulo 3: Entrevistas
  • Módulo 4: Por dentro das provas
  • Módulo 5: Conclusão
  • Módulo Extra: Site da OBA e Stellarium

 

Sobre os autores

Virgílio Siqueira
Professor de Física e Astronomia desde 1999, estudou em escolas públicas e privadas durante o Ensino Básico. Estudou Física na Unicamp (Universidade de Campinas) e Ciências na USP (Universidade de São Paulo), trabalha com as olimpíadas científicas de Física e Astronomia desde 2002. Além disso, desde 2016, é professor-colaborador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), ajudando na preparação da seleção brasileira de astronomia. Na etapa final de treinamento, que acontece em Vinhedo – SP, ministra aulas de Cosmologia. No início de março de 2020, participou do MBF (Mestres Brasileiros de Física) em Campina Grande – PB, evento da última etapa para a escolha dos alunos que representaram o Brasil na Olimpíada Internacional de Física. Em maio de 2020, junto de sua esposa, criou o canal ABF-AstroBioFísica, com aulas gratuitas de Astronomia, Biologia e Física no YouTube. Desde julho de 2020, trabalha no Plurall Olímpico, projeto da rede SOMOS Educação destinado ao treinamento dos alunos para as principais olimpíadas científicas nacionais e internacionais.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/virgílio-siqueira-9b9858115/

Instagram: https://www.instagram.com/abf_astrobiofisica/

Youtube: https://www.youtube.com/c/abfastrobiofisica

 

Maria Isabela Oliveira

Também colaborou a professora Maria Isabela Oliveira, licenciada e bacharel em física, mestre em biologia marinha e ambientes costeiros, e doutora em Geoquímica ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de licenciada em matemática.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 28, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores e educadores de todas as disciplinas interessados em recursos e informações atualizadas para enriquecer seus currículos e ajudar a transmitir conceitos importantes sobre mudanças climáticas e ecologia. O curso fornece uma visão abrangente dos conceitos-chave relacionados ao cenário ambiental contemporâneo.    Sobre...

abr 30, 2024

4
(2)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o selo Líder em Mim (LEM).   Público-alvo Gestores, coordenadores e professores que atuam no segmentos de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede Líder em Mim. Sobre o curso Um dos maiores desafios...

abr 29, 2024

0
(0)
Público-alvo   Professores e gestores da Educação Infantil.       Sobre o curso   O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS