Olimpíadas de Ciências com ênfase em Física

O curso foi desenvolvido para atender professoras e professores do Brasil sobre as Olimpíadas de Ciências, neste momento direcionado à disciplina de Física como modelo. As Olimpíadas de Ciências são eventos voltados para os alunos do ensino básico, de forma a realizem a discussão de problemas com um grau de liberdade maior, fazendo-se valer de conceitos pedagógicos diversos e, permitindo a criação de um ecossistema acadêmico com mais autonomia para os estudantes, com ganhos no processo de aprendizagem e de engajamento. Tudo isso só é possível com o protagonismo do professor e de uma estrutura em rede, entre: família, professores e equipe técnica da escola.

Objetivos

Promover a imersão dos professores de ciências nas principais olimpíadas de conhecimento no Brasil e no mundo;

Realizar atividades de olimpíadas, alta performance e competições com os alunos seja em ambiente de sala de aula ou em plataformas;

Associar metodologias de aprendizagem e conceitos pedagógicos com os eventos de olimpíadas;

Entender o funcionamento, a didática e o conteúdo das principais olimpíadas de Física no Brasil e no mundo;

Programas

[Trilha 1] Olimpíadas de Ciências e de Conhecimento na Escola

[Trilha 2] Mecânica na OBF e em Competições Internacionais

[Trilha 3] Técnicas Experimentais para OBF

Público Alvo

Professores do Ensino Médio

Autores

Francisco Odivaldo Teixeira Júnior
Professor de Física, Liderou, Supervisionou e Implementou projetos de Olimpíadas de Ciências e Conhecimento por 14 anos em escolas, ainda, atuou integrante de equipes brasileiras em 13 edições de olimpíadas internacionais. Atualmente é Gerente de Soluções Educacionais com ênfase em Gestão de Alto Desempenho, Projetos Educacionais em Plataformas Digitais, Alta Performance Acadêmica, Olimpíadas de Ciências e Admissão para Instituições Internacionais.

Interesse: Adaptive Learning, High-performance Students, e-Learning & Tutoring.

 

Ivan Guilhon Mitoso Rocha
Engenheiro eletrônico e doutor em física atômica e molecular no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Conquistou mais de 20 olimpíadas científicas nacionais e internacionais, entre elas a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) em 2009 e 1o lugar no prêmio IFT-ICTP para jovens físicos em 2012. Professor observador da delegação brasileira na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) em 2015. Autor do livro ‘Física em Nível Olímpico’, publicado em 2017. Trabalha como professor e pesquisador no grupo de materiais semicondutores e nanotecnologia do ITA desde 2018.

 

Romário Souza Magalhães
Graduado no curso de licenciatura em física pelo Instituto Federal do Ceará, onde participei do grupo astronômico GEPAC. Atuei por 2 anos como professor de física experimental, onde participei no treinamento para IPHO, EUPHO, Iberoamericana de Física, IYPT, IJSO e OBF. Atuo como professor de física em escola profissional do estado do Ceará.

 

Jurandi Samuel Almeida Campelo
Graduando de Bacharelado e Licenciatura em Química na Universidade de São Paulo (USP), onde participa de uma pesquisa relacionada à síntese de complexos de lantanídeos para aplicação em catálise de transformação de dióxido de carbono supercrítico. Ao longo de seu ensino básico obteve mais de 30 premiações acadêmicas, sobretudo em olimpíadas científicas de Química e de Física.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 18

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Ivan Guilhon Mitoso Rocha

Engenheiro eletrônico e doutor em física atômica e molecular no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Conquistou mais de 20 premiações em olimpíadas científicas, entre elas a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) em 2009, 3o prêmio no torneio internacional de matemática universitária (2012 e 2014) e 1o lugar no prêmio IFT-ICTP para jovens físicos em 2012. Trabalha como professor e pesquisador no grupo de materiais semicondutores e nanotecnologia do ITA desde 2018.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Romário Souza Magalhães

Graduado no curso de licenciatura em física pelo Instituto Federal do Ceará, onde participei do grupo astronômico GEPAC. Atuei por 2 anos como professor de física experimental, onde participei no treinamento para IPHO, EUPHO, Iberoamericana de Física, IYPT, IJSO e OBF. Atuo como professor de física em escola profissional do estado do Ceará.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Jurandi Campelo

Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Ao longo de seu ensino básico, obteve mais de 30 premiações acadêmicas, sobretudo em olimpíadas científicas de Química e Física. Desenvolve projetos de ensino de Ciências e sua democratização voltados para alunos desde o Ensino Médio e atualmente faz parte do time de Alta Performance & Plurall Olímpico da SOMOS Educação.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS