Olimpíadas de Química

O curso de olimpíadas científicas é destinado a todos aqueles que querem ingressar e conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que existem no meio olímpico. Neste curso, abordamos as principais olimpíadas de Química, informações importantes sobre como participar, as etapas e o estilo de cada prova. Além disso, dispomos de entrevistas com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio que têm experiência nas olimpíadas nacionais e internacionais de Química.

 

Sobre a autora

A professora Juliana Gaspar Alan e Silva é graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra e doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora de Química desde 2006, trabalhando com turmas olímpicas e preparatórios para olimpíadas nacionais e internacionais. Atuou como coordenadora de Química no colégio Sigma em Brasília e hoje, além de professora nesta escola, é coordenadora no curso pré-vestibular Avante.

Também colaborou o professor Diego Carvalho, Mestre pela Universidade de Brasília, graduado em Química Bacharelado e Licenciatura. Professor atuante na rede Eleva Educação.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:   

  • planejar aulas de Química para usar com alunos que desejam se preparar para as olimpíadas científicas com foco nesta área;
  • entender o funcionamento, as formas de ingresso e as etapas que fazem parte das olimpíadas nacionais e internacionais de Química;
  • conhecer as experiências de alunos e professores que participam ou já participaram de alguma olimpíada de Química e todas as oportunidades que esses processos oferecem para ambos.

 

Conteúdo

  • [Módulo 1] Olimpíadas de Química e o papel do professor 
  • [Módulo 2] Olimpíada Brasileira de Química Jr. (OBQJr), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e ferramentas de apoio à preparação 
  • [Módulo 3] Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Internacional de Química (IChO)

 

Critérios de avaliação e certificação

  • Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.

 

Ficha técnica

  • Autoria: Juliana Gaspar Alan e Silva
  • Colaboração: Diego Carvalho
  • Coordenação de Conteúdo: Thalita Siqueira do Valle Barbosa   
  • Revisão Técnica: Rodrigo de Moura Pova
  • Edição de Texto: Pérola Martins Lannes
  • Design Gráfico: Aricléia de Oliveira Souza   
  • Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis
  • Apoio Plurall Olímpico: Maria Dayane Lopes Cosmo
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

out 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio.    Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  Hoje, a tecnologia permite o desenvolvimento de ferramentas capazes de apoiar o processo de aprendizagem de cada aluno de forma personalizada. As soluções educacionais adaptativas da SOMOS...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  A inteligência artificial chegou para ficar e tem um potencial imensurável. Sendo aplicada à educação com metodologias adequadas, ela é capaz de aprimorar profundamente o ensino e...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS