Olimpíadas de Química

O curso de olimpíadas científicas é destinado a todos aqueles que querem ingressar e conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que existem no meio olímpico. Neste curso, abordamos as principais olimpíadas de Química, informações importantes sobre como participar, as etapas e o estilo de cada prova. Além disso, dispomos de entrevistas com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio que têm experiência nas olimpíadas nacionais e internacionais de Química.

 

Sobre a autora

A professora Juliana Gaspar Alan e Silva é graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra e doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora de Química desde 2006, trabalhando com turmas olímpicas e preparatórios para olimpíadas nacionais e internacionais. Atuou como coordenadora de Química no colégio Sigma em Brasília e hoje, além de professora nesta escola, é coordenadora no curso pré-vestibular Avante.

Também colaborou o professor Diego Carvalho, Mestre pela Universidade de Brasília, graduado em Química Bacharelado e Licenciatura. Professor atuante na rede Eleva Educação.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:   

  • planejar aulas de Química para usar com alunos que desejam se preparar para as olimpíadas científicas com foco nesta área;
  • entender o funcionamento, as formas de ingresso e as etapas que fazem parte das olimpíadas nacionais e internacionais de Química;
  • conhecer as experiências de alunos e professores que participam ou já participaram de alguma olimpíada de Química e todas as oportunidades que esses processos oferecem para ambos.

 

Conteúdo

  • [Módulo 1] Olimpíadas de Química e o papel do professor 
  • [Módulo 2] Olimpíada Brasileira de Química Jr. (OBQJr), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e ferramentas de apoio à preparação 
  • [Módulo 3] Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Internacional de Química (IChO)

 

Critérios de avaliação e certificação

  • Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.

 

Ficha técnica

  • Autoria: Juliana Gaspar Alan e Silva
  • Colaboração: Diego Carvalho
  • Coordenação de Conteúdo: Thalita Siqueira do Valle Barbosa   
  • Revisão Técnica: Rodrigo de Moura Pova
  • Edição de Texto: Pérola Martins Lannes
  • Design Gráfico: Aricléia de Oliveira Souza   
  • Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis
  • Apoio Plurall Olímpico: Maria Dayane Lopes Cosmo
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jun 08, 2022

5
(1)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

Este curso aborda como a personalização do ensino pode favorecer a aprendizagem ativa dos estudantes, ao oportunizar diferentes didáticas, vivências e atividades em sala de aula. Para contribuir com o tema, convidamos as professoras Elizabeth Santos e Elisângela Pereira, que atuam no Ensino Fundamental,...

jun 08, 2022

5
(1)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

Avaliação é um tema que nunca se esgota, está sempre em discussão. Por mais que os professores já conheçam e utilizem vários tipos de instrumentos avaliativos, sempre restam dúvidas se esse processo é efetivo, se realmente verifica a aprendizagem. Por isso, neste curso, trabalharemos...

maio 06, 2022

1
(1)
Lançamento dia 12/05/2022, fique de olho! 😉   Público-alvo     Coordenadores, professores das escolas parceiras.   Sobre o curso    O curso tem por objetivo explicar a modalidade Inglês e abordar as principais características da solução Carnegie Speech presente na Plurall Store que se encaixam nessa modalidade....
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS