Professor reflexivo

As demandas culturais e os ambientes de aprendizagem estão cada vez mais complexos. Por essa razão, as tarefas de aprender e ensinar requisitam um professor com postura reflexiva e inovadora. É preciso que ele disponha de uma multiplicidade de competências e habilidades.
Acrescenta-se a isso a necessidade de adequação das práticas pedagógicas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Este documento normativo estabelece como imprescindibilidade a construção de posturas docentes reflexivas sobre e com a ação didática cotidiana enquanto forma de dar efetividade às dez competências essências da Educação Básica. Exploraremos essas competências no desenvolvimento do presente curso.
Para realizar um ensino eficaz e conseguir melhores aprendizagens, considerando a diversidade caleidoscópica das instituições e dos grupos, o professor precisa exercer diferentes papéis e funções. Uma boa aprendizagem requer um bom mestre-aprendiz, que consiga romper a monotonia didática, que não só corrói o desejo de aprender dos alunos, como também o desejo de ensinar. Ensinar, nesse momento, requer que ele realize um planejamento estratégico de ensino.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• fazer um planejamento estratégico de ensino, por meio da reflexão sobre o exercício da docência e da sua didática em sala de aula;

• romper o automatismo didático, que prejudica o desejo de aprender dos alunos e de ensinar do professor;

• exercitar uma postura reflexiva e inovadora em sua prática cotidiana;

• compreender e praticar a aprendizagem compartilhada, dando valor para a troca com alunos e na equipe de professores;

 

Programa

[Trilha 1] Não nascemos professores, nos tornamos professores

[Trilha 2] O papel da reflexão no desenvolvimento profissional dos professores

[Trilha 3] Definindo as competências do professor reflexivo

 

Público-alvo:

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Sofia de Alencastro – Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tem mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Construção Ética e Moral na Adolescência. Nos últimos 20 anos trabalhou com orientação e coordenação escolar e também como gestora em escolas particulares e ONGs. É tutora de cursos de formação de professores e coordenadores. Atualmente estuda psicanálise da criança e do adolescente na Sociedade de Psicanálise de São Paulo. Além disso, atuou em muitos outras áreas, como cinema, publicidade, produção de exposições e eventos culturais.

Sandro Tiago Figueira – Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação pelo PPG-EDU Processos Formativos e Desigualdades Sociais(UERJ, 2012) na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).Atualmente é docente do Programa de Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas pedagógicas (CNPq). Seus estudos têm como área de concentração formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, inserção profissional docente, desenvolvimento profissional e ensino-aprendizagem em Ciências

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 25

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS