[Sistema Maxi] Pedagogia Afetiva

Público-alvo
 Professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil ao Ensino Médio do Sistema Maxi de Ensino.
Sobre o curso
A proposta deste curso é ampliar a compreensão sobre os pressupostos da pedagogia afetiva, desde a sua idealização até a aplicabilidade prática no material didático e em sala de aula. A intenção desta abordagem pedagógica é fortalecer a educação integral dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, valendo-se daquilo que mais impacta o seu desenvolvimento – a exemplo dos aspectos subjetivos, psíquicos, metacognitivos e socioemocionais – e não apenas em termos conceituais. As dimensões intelectuais, sociais e afetivas estão fortemente ligadas no âmbito socioemocional e acompanharão o ser humano ao longo de todo o seu desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • reconhecer a pedagogia afetiva como uma corrente pedagógica de referência e alto valor educacional;
  • desenvolver estratégias didáticas alicerçadas nos pressupostos da pedagogia, afetividade, princípios e valores;
  • aplicar propostas contextualizados ao referencial teórico, valorizando as competências socioemocionais e o desenvolvimento cognitivo;
  • valorizar posturas afetivas no convívio em grupo, aplicando critérios de mediação que potencializem os aspectos socioemocionais e cognitivos.
Programa

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1 – Pressupostos do referencial teórico e a metodologia fundamentada na pedagogia afetiva
  • Módulo 2 – O perfil do educador e do aluno Maxi
  • Módulo 3 – Estratégias pedagógicas e atividades práticas a partir do material didático
Sobre a autora

Giscarla Dantas

Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – Instituto de Psicologia – USP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Em seus mais de 25 anos de prática no segmento educacional, atuou como Supervisora, Coordenadora Pedagógica Regional e Assessora Pedagógica em editoras distintas, tanto em livros didáticos quanto em sistemas de ensino. Possui experiência como Diretora Pedagógica, Coordenadora, Orientadora Educacional e Docente, em diversas instituições de ensino. Atualmente é autora de livros e materiais didáticos, formadora pedagógica, ministra cursos e formação continuada para educadores, gestores escolares e profissionais de áreas diversas. É professora e mediadora no âmbito de Desenvolvimento Socioemocional, interagindo diretamente com alunos e professores da Educação Básica. Pesquisadora na área do Brincar, Cultura Lúdica e Espaços Urbanos, também atua como consultora educacional em redes públicas e particulares de ensino.

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS