Universo das Olimpíadas Científicas

Este curso foi desenvolvido a fim de introduzir o universo das olimpíadas científicas, apresentando as principais competições de nosso país, a forte ligação com a Ciência, as inúmeras janelas de oportunidades e o poder de inclusão que esses eventos possuem. Para isso, utilizam-se conceitos pedagógicos diversos, que permitem a criação de um ecossistema acadêmico com mais autonomia para os estudantes, com ganhos no processo de aprendizagem e de engajamento.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

  • Promover a imersão dos alunos do ensino básico nas olimpíadas de ciências e de conhecimento do Brasil e do mundo;
  • Realizar atividades de olimpíadas, alta performance e competições com os alunos em sala de aula ou em plataformas, com a ajuda do Plurall Olímpico;
  • Entender o funcionamento, a didática e o conteúdo das principais olimpíadas do Brasil e do mundo;
  • Associar conceitos pedagógicos apresentados no Plurall Olímpico com os eventos de olimpíadas;
  • Compreender as inúmeras janelas de oportunidades promovidas por esses eventos;
  • Entender a relação entre as olimpíadas e a inclusão de mulheres e jovens periféricos no meio científico.

Programa

  • [Trilha 1] Olimpíadas de Ciências & Novo Ensino Médio
  • [Trilha 2] Olimpíadas de Ciências 2021 
  • [Trilha 3] Olimpíadas & Inclusão 

Sobre os autores

Teixeira Júnior

Professor de Física. Liderou, supervisionou e implementou projetos de alta performance acadêmica, admissão internacional, olimpíadas de Ciências e de conhecimento por 20 anos em escolas, atuando também como integrante de equipes brasileiras em olimpíadas internacionais por 13 edições. Atualmente, é Gerente de Soluções Educacionais com ênfase em Gestão de Alto Desempenho, Projetos Educacionais em Plataformas Digitais, Alta Performance Acadêmica, Aprendizagem e Ensino Adaptativo, Olimpíadas de Ciências e Admissão para Instituições Internacionais na SOMOS Educação.

Jurandi Campelo

Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (USP), onde participa de uma pesquisa relacionada à síntese de complexos de lantanídeos para aplicação em catálise de transformação de dióxido de carbono supercrítico. Ao longo de seu ensino básico, obteve mais de 30 premiações acadêmicas, sobretudo em olimpíadas científicas de Química e Física. Desenvolve projetos de ensino de Ciências e sua democratização voltados para alunos desde o Ensino Médio.

Flávia Carlete

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas, pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Professora do Sistema Anglo de Ensino, integrante da equipe de professores do Plurall Olímpico, proprietária do canal ABF-AstroBioFísica no YouTube e orientadora de grupos preparatórios para a as olimpíadas Nacional de Ciências (ONC) e Brasileira de Biologia (OBB).

Virgílio Siqueira

Professor de Física e Astronomia desde 1999, estudou em escolas públicas e privadas durante o Ensino Básico. Graduado em Física pela Unicamp e licenciado em Ciências pela USP, trabalha com as olimpíadas científicas de Física e Astronomia desde 2002. Além disso, desde 2016, é professor-colaborador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), ajudando na preparação da seleção brasileira de astronomia. Na etapa final de treinamento, que acontece em Vinhedo – SP, ministra aulas de Cosmologia. No início de março de 2020, participou do MBF (Mestres Brasileiros de Física) em Campina Grande – PB, evento da última etapa para a escolha dos alunos que representariam o Brasil na Olimpíada Internacional de Física. Em maio de 2020, junto de sua esposa, criou o canal ABF-AstroBioFísica, com aulas gratuitas de Astronomia, Biologia e Física no YouTube. Desde julho de 2020, trabalha no Plurall Olímpico, projeto da rede SOMOS Educação destinado ao treinamento dos alunos para as principais olimpíadas científicas nacionais e internacionais.

Thompson Marinho

Graduando em Química pela Universidade de Rochester, Nova York (Class of 2023). Atuou como assistente de laboratório de química orgânica e facilitador de grupo de estudo nessa área. Protagonista da campanha “Leia para uma criança” em 2019, idealizada pelo Banco Itaú. Concluiu o Bacharelado Internacional na UWC Pearson College, no Canadá. Atuou como professor voluntário na ADIC Passo da Pátria, ensinando inglês a estudantes de periferia. Participou do Yale Young Global Scholars Program. Além disso, é multimedalhista em olimpíadas de Química, Biologia e Astronomia.

José Junior Vendrame

Graduado em Ciência da Computação e História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Coordenador de Recursos Tecnológicos e de Competições Científicas no Colégio Londrinense e no Anglo Londrinense em Londrina – PR, com 18 anos de atuação na área.

Margareth Cristina Toba

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, atuou como professora de 1999 a 2009. Desde 2007, atua como coordenadora pedagógica e de olimpíadas científicas e, atualmente, é diretora do Colégio Anglo São Paulo.

Katarine Emanuela Klitzke

Cursou o Ensino Fundamental em escola pública. Durante o primeiro ano do Ensino Médio, em virtude dos excelentes resultados teve reconhecimento nacional e conseguiu bolsas de estudo acadêmicas em duas escolas de excelência, obtendo diversas premiações em Matemática, Física, Química e Astronomia. Conquistou aos 17 anos uma das medalhas de ouro para o Brasil na 10ª Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2018. Em 2019, iniciou seus estudos em Engenharia da Computação, Inteligência Artificial e Astrofísica no Georgia Institute of Technology (Georgia Tech). Atualmente, possui um projeto de exploração para Marte aprovado e premiado pela NASA, desenvolve sua própria pesquisa em cosmologia computacional e é coordenadora da USA Astronomy and Astrophysics Olympiad.

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 5

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Jurandi Campelo

Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Ao longo de seu ensino básico, obteve mais de 30 premiações acadêmicas, sobretudo em olimpíadas científicas de Química e Física. Desenvolve projetos de ensino de Ciências e sua democratização voltados para alunos desde o Ensino Médio e atualmente faz parte do time de Alta Performance & Plurall Olímpico da SOMOS Educação.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Flávia Carlete

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas, pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Professora do Sistema Anglo de Ensino, integrante da equipe de professores do Plurall Olímpico, proprietária do canal ABF-AstroBioFísica no YouTube e orientadora de grupos preparatórios para a as olimpíadas Nacional de Ciências (ONC) e Brasileira de Biologia (OBB).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Virgílio Siqueira

Professor de Física e Astronomia desde 1999, estudou em escolas públicas e privadas durante o Ensino Básico. Estudou Física na Unicamp e Ciências na USP, trabalha com as olimpíadas científicas de Física e Astronomia desde 2002. . Além disso, desde 2016, é professor-colaborador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), ajudando na preparação da seleção brasileira de astronomia. Desde julho de 2020, trabalha no Plurall Olímpico.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

José Vendrame

Graduado em Ciência da Computação e História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Coordenador de Recursos Tecnológicos e de Competições Científicas no Colégio Londrinense e no Anglo Londrinense em Londrina - PR, com 18 anos de atuação na área.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Margaret Cristina Toba

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, atuou como professora de 1999 a 2009. Desde 2007, atua como coordenadora pedagógica, de olimpíadas científicas e na direção de colégios que se destacam nas olimpíadas científicas e nas aprovações de vestibulares. Já foi coordenadora do Colégio Mater Amabilis, em Guarulhos, e diretora do Colégio Anglo São Paulo, em São Paulo. Atualmente, é diretora de ensino em uma escola, em Fortaleza.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Katarine Emanuela Klitzke

Conquistou aos 17 anos uma das medalhas de ouro para o Brasil na 10ª Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2018. Em 2019, iniciou seus estudos em Engenharia da Computação, Inteligência Artificial e Astrofísica no Georgia Institute of Technology (Georgia Tech). Atualmente, possui um projeto de exploração para Marte aprovado e premiado pela NASA, desenvolve sua própria pesquisa em cosmologia computacional e é coordenadora da USA Astronomy and Astrophysics Olympiad.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

out 01, 2021

5
(1)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

Será que o aluno está prestando atenção? Será que está realmente aprendendo? Um aluno de olhar fixo está focado ou distraído em pensamentos? Minha aula está impactando sua aprendizagem? Quantas vezes os professores se perguntam isso durante as aulas? E quantas vezes baseiam suas respostas na...

out 01, 2021

5
(1)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

Nesse Webnário, os convidados Rochele Paz Fonseca e Mario Ghio, trazem provocações necessárias numa conversa  sobre o saber científico e a neurociência como formas de potencializar e impulsionar importantes transformações nas nossas escolas, na busca por um ensino de excelência.   Rochele Paz Fonseca É...

out 01, 2021

5
(1)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

O cérebro humano é dotado de um acervo gigantesco de elementos computacionais (neurônios, sinapses e circuitos) capazes de produzir as nossas complexas funções comportamentais, afetivas e cognitivas. Além disso, esses elementos não são fixos mas, ao contrário, são altamente mutáveis por ação do ambiente, o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS