Tecnologia e Práticas de Inclusão

O curso de Tecnologia e práticas de inclusão parte do princípio do direito à educação como uma garantia da legislação brasileira e, portanto, da convicção de que a escola precisa valorizar e lidar com a diversidade na sala de aula, inclusive de pessoas público alvo da Educação Especial. A Educação Especial tem evoluído muito quanto aos princípios de acessibilidade que defende, à inclusão na Educação Básica. O curso oferece – além do aporte teórico sobre a educação especial –, estratégias e práticas com o uso da tecnologia que auxiliam os processos de ensino e de aprendizagem para pessoas público alvo da educação especial (deficientes visuais, auditivos, com transtornos do espectro autista etc.). Os recursos tecnológicos são grandes aliados do professor e ferramentas imprescindíveis na escola do século XXI.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• reconhecer a inclusão na escola não só de pessoas público alvo da educação especial, mas de todas as diferenças sociais, culturais, étnicas, quanto à maneira e ritmo para aprender;

• identificar as mudanças na legislação e nas diretrizes educacionais que respaldam a educação na perspectiva inclusiva;

• relacionar a multiplicidade presente entre os alunos em sala de aula com a proposta pedagógica e as estratégias de ensino planejadas pela escola e pelo professor;

• reconhecer os conceitos de estilo de aprendizagem, habilidades cognitivas e formas de aprender. • analisar o impacto das teorias da aprendizagem sobre a atuação docente em sala de aula;

• conhecer e analisar estratégias de ensino utilizando as tecnologias adequadas aos estilos de aprendizagem;

• identificar práticas para atendimento às especificidades da Educação Especial, ferramentas tecnológicas de acessibilidade, Tecnologia Assistiva, e outros recursos para a aprendizagem.

 

Programa

  • [Trilha 1] O direito à educação
  • [Trilha 2] A multiplicidade na sala de aula
  • [Trilha 3] Estilos de Aprendizagem
  • [Trilha 4] Tecnologias educacionais para ensino e aprendizagem
  • [Trilha 5] Educação Especial.

Público Alvo

Professores da Educação Básica e Gestão Escolar.

Carga horária

30 horas

 

Autores

Ângela Calil, Mestre em Educação pela PUC de São Paulo. Pedagoga pela USP e bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como docente e coordenadora pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior. Tem experiência em cursos EAD e uso de tecnologias na educação, nas etapas de criação de conteúdo, implantação em ambientes virtuais e tutoria. Atualmente trabalha como docente e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Escolar – EAD no Centro Universitário Senac.

 

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