O curso visa tratar das novidades envolvendo a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dentro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a etapa final do ensino básico, no caso, o Ensino Médio. Procuramos analisar ao longo das trilhas não só como as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia podem ser trabalhadas nos novos moldes propostos, mas também aquilo que se espera, tanto da atuação dos docentes como dos alunos.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- planejar sua atuação docente dentro das novas diretrizes da etapa do Ensino Médio considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- entender como essa área de conhecimento é contemplada pela BNCC;
- identificar os componentes curriculares integrantes e as diversas possibilidades de estabelecer abordagens transdisciplinares tendo como foco o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de seus projetos de vida, compreendendo quais as competências gerais e específicas da área, bem como as habilidades correlatas e como aplicá-las.
Conteúdo
- [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
- [Trilha 2] O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC?
- [Trilha 3] Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/projetos integradores
Sobre o autor
Pedro Luís da Silva Costa é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), graduado em Ciências Sociais pela UNESP (campus Araraquara) e em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atua como editor na área de Geografia, tendo participado de projetos de coautoria para reformulação de materiais do Ensino Fundamental à luz da nova BNCC. Atuou como professor de Geografia nos três anos do Ensino Médio no Colégio Moura Lacerda, em Ribeirão Preto/SP.