A BNCC proporcionou releituras sobre as abordagens educacionais utilizadas com nossos alunos. Ter um currículo que identifica os saberes essenciais a serem desenvolvidos durante a Educação Básica auxilia o professor na construção do plano de aprendizagem de seus alunos. Especificamente à Educação Infantil, a BNCC traz como novidade os Campos de Aprendizagem.
Os 5 campos – O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações – propõem o desenvolvimento integral de uma criança através dos Objetivos de Aprendizagem para cada faixa etária. É necessário então conhecer os princípios desse documento curricular para qualificar nossa prática docente neste e nos próximos anos.
Neste curso, Geraldo Peçanha de Almeida discute temas fundamentais ao desenvolvimento educacional infantil, abordando temas que vão desde as estruturas que fundamentam a BNCC da educação infantil, aos 5 campos de experiência trazidos por ela.
Oferecer aos professores regentes do segmento da Educação Infantil materiais formativos que os oriente à construção de um conhecimento sobre a BNCC do segmento e dos Campos de Experiência.
Professores regentes da educação infantil; coordenadores de segmento; diretores; pais e responsáveis. A partir de sua ampla formação acadêmica, o autor discorre sobre questões organizacionais deste essencial segmento da educação básica brasileira, aproximando aos processos particulares do desenvolvimento infantil. O autor também apresentará como cada Campo de Experiência se adequa ao momento de desenvolvimento da infância, e como o professor poderá explorá-los da melhor forma possível.
Objetivo:
Ao final deste curso você será capaz de:
- Compreender o processo histórico de implantação da BNCC;
- Identificar as referências pedagógicas para a construção da BNCC;
- Diferenciar os Campos de Experiência entre si e suas aplicações;
- Dialogar sobre atividades possíveis a ser utilizadas no segmento de Ensino Infantil.
Trilhas:
- [Módulo 0] Apresentação do curso
- [Módulo 1] As bases legais e a fundamentação teórica da BNCC
- [Módulo 2] A concepção de criança e de infância na BNCC
- [Módulo 3] Os direitos de aprendizagem da educação infantil
- [Módulo 4] O primeiro campo de experiência: o eu, o outro e o nós
- [Módulo 5] O segundo campo de experiência: corpos, gestos e movimentos
- [Módulo 6] O terceiro campo de experiência: traços, sons, cores e formas
- [Módulo 7] O quarto campo de experiência: escuta, fala, pensamento e imaginação
- [Módulo 8] O quinto campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- Avaliação
Carga horária: 4h
Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS.