[Inclusão] Introdução à neurodiversidade na escola

Neste curso, a psicóloga escolar Ana Coquito nos ajuda a entender sobre a definição de educação inclusiva e oferece ensinamentos sobre como garantir que todos os alunos tenham iguais oportunidades para aprender.

Este curso abordará temas como Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Transtorno Específico de Aprendizagem, além de discutir como a Depressão e o Transtorno de Ansiedade Generalizada também podem ser consideradas como justificativas para alunos que necessitam de inclusão.

Na parte final do curso, Ana também discute algumas maneiras de lidar com alunos de inclusão em sala de aula e como podemos nos orientar nos momentos de elaboração de suas avaliações.

 

Objetivos

Ao final do curso, você deverá ser capaz de:

  • Categorizar superficialmente os alunos a partir de suas dificuldades específicas de aprendizagem (uma correta avaliação deverá ser conduzida por um profissional adequado);
  • Reconhecer os argumentos científicos que comprovam as ações de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem;
  • Perceber e agir de acordo com as necessidades dos alunos, dentro do espaço de ação de um educador;
  • Elaborar avaliações coerentes com o nível de aprendizagem dos alunos e condizentes com suas necessidades educacionais.

 

Conteúdo 

  • [Módulo 0] Apresentação do curso
  • [Módulo 1] Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • [Módulo 2] Transtorno do Espectro Autista
  • [Módulo 3] Deficiência Intelectual
  • [Módulo 4] Transtorno Específico de Aprendizagem
  • [Módulo 5] Depressão e Transtorno de Ansiedade Generalizada
  • [Módulo 6] Como lidar em sala de aula
  • [Módulo 7] Orientações gerais para avaliação
  • Avaliação

 

Critérios de avaliação e certificação

Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir todas as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.

 

Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS da SOMOS Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 4

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

abr 30, 2024

5
(1)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o selo Líder em Mim (LEM).   Público-alvo Gestores, coordenadores e professores que atuam no segmentos de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede Líder em Mim. Sobre o curso Um dos maiores desafios...

abr 29, 2024

0
(0)
Público-alvo   Professores e gestores da Educação Infantil.       Sobre o curso   O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Médio. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em sua prática a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS