Convivência escolar: prevenção e intervenção

Público-alvo 

Professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e Gestão Escolar 

 

Sobre o curso 

A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, buscamos contribuir para a formação de gestores, docentes e especialistas, sobre a convivência na escola no contexto atual. Nesse sentido, apresentamos importantes considerações sobre a maneira de compreendermos e resolvermos os conflitos interpessoais de forma assertiva. Ademais, buscamos diferenciar os tipos de problemas de convivência presentes nas escolas (indisciplina, incivilidade, transgressão, violência, agressão e bullying) e enfocamos na apresentação de estratégias educativas de intervenção e prevenção, para lidarmos com a conduta perturbadora mais frequente nas escolas: a incivilidade.  

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • compreender os conflitos interpessoais como oportunidade de aprendizagem 
  • conhecer estratégias mais assertivas para lidar com conflitos entre alunos; 
  • diferenciar os conflitos de problemas de convivência; bem como conhecer a tipografia dos problemas de convivência; 
  • refletir sobre as situações de incivilidade mais presentes na escola (desordens, tumultos, recusas em cooperar, insolência, indelicadezas, palavras ofensivas,  etc.) 
  • conhecer e compreender a importância das estratégias de intervenção e prevenção às situações de incivilidade. 
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.7 / 5. Votos: 7

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...

jul 02, 2025

5
(1)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS