Público-alvo
Professores e Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Sobre o curso
Neste curso, abordaremos um tema essencial para que a busca da excelência na Educação seja aprimorada. É notório que a tecnologia no âmbito pedagógico deve ser explorada de uma maneira mais eficaz. Atualmente, contamos com diversos recursos que nos fornecem uma gigantesca quantidade de dados e que podem ser utilizados pelos professores e coordenadores. Entretanto, é preciso transformar esses dados em informações pertinentes e claras. O curso aqui apresentado tem como objetivo desmistificar a coleta e interpretação dos dados que são possíveis de serem adquiridos no Plurall, para as intervenções pedagógicas serem mais precisas, melhorando o aprendizado do aluno e, consequentemente, preparando-o de uma maneira mais eficaz para os desafios do futuro.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- coletar os dados dos relatórios dos Estudos Dirigidos, Plurall Maestro e Avaliações da SOMOS;
- executar edições simples em programas como o Google Planilhas ou Microsoft Excel, para tratar os dados coletados;
- interpretar os dados coletados em cada um dos relatórios, com a intenção de buscar uma intervenção pedagógica mais assertiva;
- incentivar o uso das ferramentas on-line pelos professores e alunos, por meio da análise de engajamento.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Coletando e Interpretando Dados
- Módulo 2: Planilhas: suas melhores amigas na coleta dos dados
- Módulo 3: Aplicando a Intervenção Pedagógica a partir dos dados
Atividades do curso
Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:
- Questão objetiva sobre a coleta de dados do Plurall.
- Questão objetiva sobre as possibilidades de coleta de informações através dos dados dos relatórios.
- Questão objetiva sobre possíveis intervenções que podem ser feitas através dos dados obtidos dos relatórios.
Ficha técnica
Autoria: Rafael Franklin Medeiros
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli
Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza
Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis