Público-alvo
Professores, generalistas ou de Arte, que atuam nos segmentos de Educação Infantil ao Ensino Médio.
Sobre o curso
Este curso apresenta reflexões sobre a importância do desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de imagens na Educação Básica. Considerando que vivemos em uma época em que a enorme profusão de imagens se faz presente a todo instante, propomos reflexões sobre como orientar os estudantes de forma que eles possam encarar essas imagens de forma crítica e ativa.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- compreender a importância da interpretação de imagens para uma educação crítica;
- incorporar uma abordagem para a leitura de imagens voltada ao protagonismo do estudante, relacionando-a com diversos âmbitos da sociedade;
- valorizar a leitura de imagens como uma habilidade essencial para a atuação social;
- desenvolver maneiras para o componente Arte contribuir no desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de imagens;
- reconhecer as facilidades e dificuldades de compreensão dos estudantes, criando novas atividades e propostas para que desenvolvam ainda mais suas capacidades interpretativas.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: A importância da leitura e interpretação de imagens na Educação Básica
- Módulo 2: A prática [Módulo 2] Leitura e interpretação de imagens na prática
- Módulo 3: Embasamento das práticas
Sobre a autora
Beatriz Mogadouro Calil é mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também cursou a graduação em Artes Visuais (licenciatura e bacharelado). Já atuou como professora de Arte nas redes privada e pública de São Paulo e há cerca de dez anos atua como editora e autora de conteúdos didáticos para o componente Arte. Além disso, desenvolve pesquisas voltadas à participação das mulheres nas artes e tem uma produção autoral em artes visuais.
instagram: @beatrizcalil_
LinkedIn: www.linkedin.com/in/beatriz-mogadouro-calil/
Ficha técnica
Autoria: Beatriz Mogadouro Calil
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção Editorial: Laís Andriollo Trovarelli
Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza
Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis