Público-alvo
Professores e gestores da Educação Infantil.
Sobre o curso
O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5 anos. Depois, exploraremos estratégias práticas para aplicação da neurociência em sala de aula, incluindo mindfulness e jogos cognitivos. O terceiro módulo oferece ferramentas práticas para o professor, como técnicas de regulação emocional. Por fim, o curso orienta na criação de ambientes educacionais neuroamigáveis, considerando o design de salas de aula e a influência ambiental na atenção das crianças. Cada módulo apresenta conteúdo diversificado, como videoaulas, textos e imagens, promovendo experiências de aprendizagem abrangentes. Recomendações de leitura opcional e tópicos práticos contextualizados enriquecem cada sessão, capacitando os professores para aplicarem os conceitos estudados em suas práticas diárias.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
▪ Compreender as bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral em crianças de 0 a 5 anos e como aproveitar esse conhecimento na prática educacional;
- Aplicar estratégias de ensino baseadas em evidências derivadas da neurociência para melhorar o processo de aprendizagem das crianças;
- Criar e implementar atividades e jogos que estimulem o desenvolvimento cognitivo das crianças;
- Projetar e implementar ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento saudável e holístico das crianças.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Introdução à neurociência na Educação Infantil
- Módulo 2: Neurociência e aprendizagem na prática
- Módulo 3: Ferramentas práticas para o professor
- Módulo 4: Construindo ambientes educacionais neurocientificamente amigáveis
Sobre a autora:
Emilly Fidelix
É é criadora do @seligaprof, página de conteúdo educacional que impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela Full Sail University, pesquisadora em Educação e professora de pós-graduação.