Público-alvo
Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Sobre o curso
Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down), discorrerá sobre o desenvolvimento ao longo da vida e esclarecerá mitos e verdades do ponto de vista científico.
Ainda, será possível a aprendizagem dos direitos dessas pessoas, refletindo sobre a importância da inclusão em todas as esferas da sociedade.
Com a T21 como centro de discussão, o curso não apenas destacará as dificuldades, mas também celebrará as capacidades e conquistas das pessoas com essa condição genética. Profissionais de Educação serão instigados a se atualizarem continuamente, a fim de promoverem práticas inclusivas que maximizem o desenvolvimento, autonomia e felicidade dos indivíduos com T21.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- conhecer as características diagnósticas da Trissomia 21 (do histórico até os recursos atuais disponíveis);
- comunicar-se com uso das terminologias adequadas atuais;
- entender as implicações diagnósticas ao longo do desenvolvimento;
- identificar outras condições associadas a T21 (comorbidades em maior prevalência);
- descrever os cuidados precoces para T21 ao longo da vida;
- discorrer dos direitos das pessoas com T21;
- reconhecer a importância das práticas inclusivas e do trabalho em equipe para propiciar um desenvolvimento saudável e integração na sociedade.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- [Módulo 1] Definições, diagnóstico e histórico da Trissomia 21
- [Módulo 2:] Desenvolvimento ao longo da vida na T21
- [Módulo 3: ] Direitos e práticas inclusivas na T21
Atividades do curso
Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:
- Atividade com questões de ‘verdadeiro ou falso’;
- Atividade com questões de múltipla escolha.
Sobre o(as) autor(as)
Thaís Quaranta
Psicóloga Responsável pelo Ambulatório de Diagnóstico do Instituto Jô Clemente (IJC) de São Paulo. Psicóloga Sócia na Clínica Neuropsi Intervenções Psicológicas. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (IPq HCFMUSP). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda e em Terapia de Esquemas pela Wainer Psicologia.
Ficha técnica
Autoria: Thaís Quaranta
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli
Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza
Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis