[Neurociência] Aprendizagem autorregulada: aprender a aprender

Público-alvo 

Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio. 

 

Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e a fundamentação da aprendizagem autorregulada como modelo pautado em evidências para o desenvolvimento de competências de aprendizagem em estudantes. Em seguida, levamos os educadores a uma reflexão importante sobre as próprias práticas, para no fim, apresentar caminhos de implementação da aprendizagem autorregulada no Ensino Médio.  

O curso finaliza, com a construção de instrumento pedagógico para aprendizagem autorregulada a ser produzido pelo professor.  

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • Refletir sobre a importância da aprendizagem autônoma dos alunos e do impacto que as práticas docentes podem ter sobre essas competências em desenvolvimento; 
  • Conhecer e compreender os principais conceitos e fundamentações da aprendizagem autorregulada; 
  • Correlacionar os elementos básicos da aprendizagem autorregulada com as propostas de seus respectivos componentes curriculares, a fim de idear práticas pedagógicas de autonomia para a sala de aula; 
  • Construir instrumentos pedagógicos simples fundamentados em eixos da aprendizagem autorregulada.  

 

Programa  

Nesta formação, estimada em 3 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

  • Módulo 1: Aprender a aprender: importância da autonomia para aprendizagem 
  • Módulo 2: Ensinando a aprender: o modelo para autonomia 
  • Módulo 3: Reflexão sobre a prática docente  
  • Módulo 4: Autorregulação no Ensino Médio: desenvolvendo o life-long learning 

 

 

Atividades do curso 

Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso: 

Atividade de Múltipla Escolha: Aprendizagem autorregulada 

 

Sobre a autora 

Virgínia Chaves é doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora de Ciências e Biologia, além de lecionar em graduação e pós-graduação. É pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Educação, além de palestrante e formadora de professores. É autora de material didático e atuou como diretora adjunta escolar. É fundadora da Glia Neurociência, empresa especializada no desenvolvimento de soluções educacionais fundamentadas em neurociências. 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS