PÚBLICO-ALVO
Toda a equipe escolar — professores, coordenadores, diretores, funcionários administrativos e de apoio — que participa da implementação do programa “Líder em Mim” na escola.
SOBRE O CURSO
Este curso apresenta três práticas fundamentais do Framework, voltadas para criar um ambiente de liderança dentro da escola. O framework organiza as ações necessárias para desenvolver e implementar o programa “Líder em Mim”, oferecendo uma abordagem integral que redefine como as escolas buscam a eficácia. A formação capacita educadores com práticas e ferramentas eficazes para ensinar liderança a todos os alunos, criar uma cultura de capacitação e alinhar sistemas escolares para gerar resultados consistentes.
Os cursos do framework estão divididos em três dimensões: Liderança, Cultura e Acadêmico. Cada dimensão contempla dois cursos específicos. Este curso, com duração de 1 hora, está inserido na dimensão de Cultura e tem como objetivo preparar a equipe escolar para compreender e aplicar práticas que promovam o desenvolvimento socioemocional dos alunos por meio da criação de ambientes que favoreçam a liderança.
OBJETIVOS
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- Compreender como a criação de ambientes de liderança se integra ao Framework
- Reconhecer os elementos físicos, emocionais e sociais que compõem um ambiente escolar voltado à liderança
- Utilizar práticas que promovam o desenvolvimento socioemocional dos alunos
- Engajar a comunidade escolar em eventos que reforcem a cultura de liderança
- Interagir de forma ativa com a estrutura do programa para fortalecer o ambiente escolar
PROGRAMA
Nesta formação, estimada em 1 hora, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- [Módulo 1] Introdução ao Curso
Visão geral do Framework e da proposta de criar ambientes de liderança na escola
- [Módulo 2] Ambiente Físico
Como o espaço escolar pode ser organizado para refletir e incentivar comportamentos de liderança
- [Módulo 3] Ambiente Socioemocional
Práticas que promovem relações saudáveis, respeito mútuo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- [Módulo 4] Eventos de Liderança
Ações e celebrações que envolvem alunos, famílias e comunidade para fortalecer a cultura de liderança