BNCC Linguagens – Ensino Fundamental

O curso está organizado para os professores do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais conhecerem as proposições da BNCC para a área do conhecimento de Linguagens e, também, desenvolverem ações pedagógicas que articulem as especificidades do seu cotidiano escolar, promovendo aos alunos contextos de aprendizagem e desenvolvimento mais adequados aos desafios do mundo atual.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• conhecer e refletir sobre a concepção de aluno e de professor para a BNCC do Ensino Fundamental anos iniciais e finais;

• compreender as competências gerais e específicas da área do conhecimento: Linguagens;

• entender características gerais e competências específicas de cada componente curricular da área de Linguagens;

• propor práticas que podem ser utilizadas em sua sala de aula, a partir das orientações da BNCC;

• entender como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa.;

 

Programa

[Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC

[Trilha 2] O que é a área de Linguagens e como ela é composta na BNCC

[Trilha 3] Os componentes cuuriculares da área de Linguagens na BNCC

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)

 

Sobre os autores

Claudiane Gurgel Bickel – Mestre em Letras: Estudos Literários, com ênfase em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atua principalmente como Professora de Língua Portuguesa, leitura e produção de textos, português instrumental, conhecimentos linguísticos e literatura. Lecionou nos seguintes níveis de ensino e instituições: ensino médio e ensino superior em cursos técnicos e cursos superiores do CEFET-MG; ensino tecnológico no Curso de Formação de Soldados da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; ensino superior no UNIBH; nos cursos superiores de Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Produção na FEAMIG; no superior curso de Administração da FBMG. Atuou como professora de Língua Inglesa em Educação Básica, nível fundamental e médio, no Colégio Batista Mineiro, e, em nível superior, no curso de Comércio Exterior da FBMG, e em cursos livres de idiomas. Desenvolve estudos acadêmicos sobre subjetividade e subalternidade em teoria da literatura.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 30, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS