Entrevista com João Cury Neto: o aluno no centro da discussão

João Cury Neto foi um dos participantes do evento de lançamento da plataforma BNCC na Prática. Na ocasião, aproveitamos para conversar com ele sobre a implementação da Base. Confira o que o atual Secretário da Educação do Estado de São Paulo tem a dizer sobre o tema.

Segundo João Cury, apesar de não ter unanimidade, a BNCC vem responder uma demanda da sociedade, das comunidades escolares, inclusive dos alunos, de ressignificar a escola. Ele destaca que, já que esse processo irá impactar diretamente a vida do aluno, é preciso garantir a participação desse ator central durante as discussões sobre a implementação da Base. Pontua ainda que é preciso sair do discurso e ir para a prática – normalmente as decisões são tomadas de cima para baixo –, mas para exercitar a participação é preciso tempo e “radicalizar a informação”.

Junto com o aluno, o professor é uma das partes interessadas que mais será afetada, porque a BNCC demandará mudança de comportamento e até de modelo mental de alguns professores.

Para o entrevistado, na educação há um lugar que é sagrado: a sala de aula. Por isso, “se a gente quiser implementar mudança distante da sala de aula, nós vamos ter muitos problemas”.

Ele destaca que, neste processo de implementação da base, é preciso que secretários e gestores estabeleçam diálogo, respeito e se coloquem no lugar do professor.

Para João Cury, o grande desafio do setor público na implementação da BNCC é a articulação de todos os atores envolvidos (União, estados e municípios). E o currículo deve ser discutido, dialogado por todos esses atores para que todos os ciclos da educação básica tenham uma política integrada.

Ele cita o exemplo da rede de São Paulo – uma das maiores do mundo, com cerca de 4 milhões de alunos, distribuídos em 5.400 escolas –, que vem trabalhando com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de SP) para essa construção conjunta entre estado e municípios.

“O grande desafio é dialogar, para que todos participem desse processo, compreendam o que está sendo proposto e possam, inclusive, influenciar nas decisões que nós estamos tomando. Portanto, radicalizar a participação”.

João Cury Neto é o atual Secretário da Educação do Estado de São Paulo. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas, e especialista em Direito Tributário pela Universidade de Bologna, na Itália, foi prefeito de sua cidade natal, Botucatu. Foi também presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação.

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 21

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS