Há como destruir o fantasma do vestibular?

Que vestibular não é fácil, todo mundo sempre soube. Que o ENEM é uma prova dura de se fazer, pelo tempo e pela extensão, também não é segredo. Desde o Ensino Fundamental, os alunos ouvem falar do tal exame que terão que fazer no final do ciclo básico e o fantasma começa a tomar forma. Fantasma esse que está plenamente formado, com braços, pernas e uma cabeça assustadora desde o início do Ensino Médio, e assombra, tira o sono e faz tremer milhões de candidatos todos os anos. E por mais que todos saibam que fantasmas, na verdade, não existem, não há realidade que desmistifique essa prova. 

 

Como professora de Ensino Médio e Pré Vestibular há anos, sinto que meu trabalho de ensinar cada vez mais divide espaço com funções para as quais não sou exatamente preparada, capacitada e nem mesmo estudei. Com as constantes crises de choro e ansiedade, por vezes sou psicóloga. Ouço, procuro entender, tento me lembrar de como era estar naquele lugar. Como era olhar para frente e o futuro ser uma névoa com um grande ponto de interrogação no meio. Compartilho um pouco da minha experiência – mesmo para dirimir aquela imagem de super-herói que, muitas vezes, envolve a aura de nós professores – para mostrar que, aos 17, em pleno ano de vestibular, eu tive crise de acne, aumentei 2 graus de miopia e cheguei ao final do ano pesando 45kg. E claro, chorava todos os dias. Procuro mostrar que todos passamos pela mesma coisa, sentimos as mesmas pressões vindas de todos os lados (família, escola, sociedade…e nós mesmos) e acreditamos que o vestibular é o momento mais decisivo de nossas vidas, apesar de não ser. Mas, por vezes, também sou mãe. Quando percebo alguma faísca de displicência e preguiça, puxo a orelha mesmo. Dou bronca, tento trazer para a realidade e mostrar como eles têm sorte de, ao menos, terem a possibilidade de acesso a uma educação de qualidade em um país tão desigual. Volta e meia preciso ser vidente também. Afinal, não há uma semana que passe em que não me perguntem “qual vai ser o tema da redação do ENEM esse ano?”. Procuro explicar que, de verdade, eu não tenho bola de cristal, não sou o Gênio da Lâmpada e, se fosse adivinhar, optaria por gastar esse cartucho com as dezenas da Mega Sena, e não com o tema da redação. E é claro, como se não fossem atribuições suficientes, também sou aquela que tenta destruir o fantasma – seja lá em qual função isso se encaixe. 

 

Brincadeiras à parte, a verdade é que muito me preocupa esse panorama. A forma como os estudantes lidam com o ENEM e os vestibulares já perpassou há tempos uma preocupação natural frente a algo importante. Hoje, o que percebo é que tal ansiedade beira o desespero, deixando-os doentes, apáticos e, com alguma frequência, infelizes. E me pergunto de quem é a culpa disso – se das famílias, das escolas, da sociedade. Hoje, penso que o fantasma criado tem um pouco de cada um desses setores, que, ao também sentirem inúmeras pressões, falham em endereçar a melhor forma de isso chegar a pessoas que mal saíram da adolescência. A culpa é nossa, e cabe a nós termos a maturidade suficiente para entender que o ENEM está longe de ser tudo, apesar de ser muitíssimo importante. Afinal, a vida de ninguém acabou porque foi mal na prova de Matemática. Precisamos enxergar nossa responsabilidade nisso, ou perpetuaremos gerações e mais gerações de pessoas à beira de um ataque de nervos. O inferno, já disse Sartre, são os outros – mas o fantasma, sem dúvida, somos nós.  

Avalie este conteúdo

Média 1 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS