Vamos falar de inclusão?

Para além de documentos legais e políticas públicas, precisamos repensar o modelo atual vigente de educação, precisamos construir  uma educação universal, inclusiva, aberta e “para todos”.

 

Segunda a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva o público alvo da Educação Especial é:

Pessoas com deficiência: pessoas cegas, surdas, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência intelectual.

 Pessoas com transtorno do espectro autista: existem níveis do espectro onde o sujeito se encontra: leve, moderado e severo. O atendimento desses sujeitos é de extrema importância para dar autonomia a esses sujeitos.

Pessoas com AH/SD: apresentam três características: criatividade, habilidade acima da média e comprometimento com a tarefa.

Agora que a você já sabe quem é o público alvo da Educação Especial, vamos a algumas dicas valiosas de como lançar um olhar mais atento às necessidades específicas desses sujeitos:

 

  • Cada aluno é único: capacidades, interesses, estilos de aprendizagem, e formas preferidas de expressão do indivíduo.
  • A aprendizagem é mais efetiva quando os alunos aproveitam o que estão fazendo.
  • A aprendizagem é mais significativa e prazerosa quando o conteúdo e o processo são apreendidos dentro do contexto de um problema real.

Por que Libras é considerada uma língua?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. 

A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

 

É de bom tom chamar a pessoa de surda?

Esta é uma dúvida comum das pessoas, Como se deve chamar uma pessoa surda?

O uso do termo surdo ou pessoa surda está no  Decreto 5.626/2005 e explica em seu artigo 2º que: “considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras”

Além disso, precisamos considerar a Comunidade Surda como um todo, para os surdos, a surdez não é uma deficiência – é uma outra forma de experimentar o mundo.

Se olharmos para surdez como uma característica individual e não como uma limitação da pessoa, com um olhar de potencial e não capacitista, aos poucos avançaremos para uma sociedade mais inclusiva.

 

Por Bibiana Pozzebon

Educadora especial e criadora do canal VLOGEE.

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 39

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS