BNCC Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ensino Médio

BNCC Ciências da Natureza e suas tecnologias - Ensino Médio

A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio pelo MEC em dezembro de 2018 traz com ela desafios para os profissionais de Educação. As novas propostas educacionais e a nova estruturação do Ensino Médio a serem implementadas procuram solucionar problemas enfrentados nessa etapa no campo da permanência dos alunos e da efetivação do ensino. Este curso apresenta a BNCC, sua estrutura e componentes e como ela deve ser utilizada pelos(as) professores(as) para alcançar os objetivos educacionais do Ensino Médio. Assim, durante os módulos serão propostas reflexões acerca do papel do professor no processo de educação e de qual aluno se espera formar ao final do Ensino Médio.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • entender o funcionamento da BNCC do Ensino Médio enquanto ferramenta em sala de aula;
  • refletir sobre o papel do(a) professor(a) na implementação do ensino proposto pela BNCC;
  • conhecer a BNCC da área de Ciências da Natureza, seus componentes e como se relacionam com as competências gerais da Base;
  • utilizar a BNCC e suas habilidades como ferramenta para balizar o ensino de conteúdos;
  • compreender os itinerários formativos e seu papel no Ensino Médio;
  • relacionar as competências específicas da área de Ciências da Natureza com alguns possíveis itinerários formativos;
  • elaborar planos de aula e projetos, baseados nos princípios da BNCC.

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
  • [Trilha 2] O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC?
  • [Trilha 3] Competências específicas e habilidades e itinerários formativos

Sobre o autor

Luis Gustavo Pinton Figueiredo é mestre em Ciências, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e licenciado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua como autor e revisor técnico de conteúdos e materiais didáticos. Possui 18 anos de experiência docente em todas as séries Ensino Médio lecionando Ciências Biológicas e nos anos finais Ensino Fundamental lecionando Ciências.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 31, 2025

5
(1)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...

jul 02, 2025

5
(1)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...

maio 30, 2025

5
(2)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS