BNCC Ciências Humanas e Sociais – Ensino Médio

BNCC Ciências Humanas e Sociais - Ensino Médio

O curso visa tratar das novidades envolvendo a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dentro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a etapa final do ensino básico, no caso, o Ensino Médio. Procuramos analisar ao longo das trilhas não só como as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia podem ser trabalhadas nos novos moldes propostos, mas também aquilo que se espera, tanto da atuação dos docentes como dos alunos.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • planejar sua atuação docente dentro das novas diretrizes da etapa do Ensino Médio considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • entender como essa área de conhecimento é contemplada pela BNCC;
  • identificar os componentes curriculares integrantes e as diversas possibilidades de estabelecer abordagens transdisciplinares tendo como foco o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de seus projetos de vida, compreendendo quais as competências gerais e específicas da área, bem como as habilidades correlatas e como aplicá-las.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
  • [Trilha 2] O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC?
  • [Trilha 3] Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/projetos integradores

Sobre o autor

Pedro Luís da Silva Costa é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), graduado em Ciências Sociais pela UNESP (campus Araraquara) e em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atua como editor na área de Geografia, tendo participado de projetos de coautoria para reformulação de materiais do Ensino Fundamental à luz da nova BNCC. Atuou como professor de Geografia nos três anos do Ensino Médio no Colégio Moura Lacerda, em Ribeirão Preto/SP.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS