BNCC Ciências Humanas e Sociais – Ensino Médio

BNCC Ciências Humanas e Sociais - Ensino Médio

O curso visa tratar das novidades envolvendo a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dentro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a etapa final do ensino básico, no caso, o Ensino Médio. Procuramos analisar ao longo das trilhas não só como as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia podem ser trabalhadas nos novos moldes propostos, mas também aquilo que se espera, tanto da atuação dos docentes como dos alunos.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • planejar sua atuação docente dentro das novas diretrizes da etapa do Ensino Médio considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • entender como essa área de conhecimento é contemplada pela BNCC;
  • identificar os componentes curriculares integrantes e as diversas possibilidades de estabelecer abordagens transdisciplinares tendo como foco o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de seus projetos de vida, compreendendo quais as competências gerais e específicas da área, bem como as habilidades correlatas e como aplicá-las.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
  • [Trilha 2] O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC?
  • [Trilha 3] Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/projetos integradores

Sobre o autor

Pedro Luís da Silva Costa é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), graduado em Ciências Sociais pela UNESP (campus Araraquara) e em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atua como editor na área de Geografia, tendo participado de projetos de coautoria para reformulação de materiais do Ensino Fundamental à luz da nova BNCC. Atuou como professor de Geografia nos três anos do Ensino Médio no Colégio Moura Lacerda, em Ribeirão Preto/SP.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS