BNCC Ciências Humanas – Ensino Fundamental

BNCC Ciências Humanas - Ensino Fundamental

Neste curso, você reconhecerá como as aprendizagens essenciais expressas por meio de habilidades e competências são trabalhadas na Área do Conhecimento das Ciências Humanas nos componentes curriculares de Geografia e História. Compreenderá que para o Ensino Fundamental a área tem como tarefa contribuir para que os alunos desenvolvam o raciocínio espaço-temporal ancorado na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. E também, analisará algumas práticas pedagógicas que favoreceram a aprendizagem dos alunos considerando as relações socioespaciais em diferentes escalas do local ao global.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Reconhecer as concepções e princípios de educação normatizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem na Área de Ciências Humanas.
  • Conhecer as especificidades dos alunos do Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais.
  • Compreender as competências gerais propostas na BNCC e sua articulação com as competências especificas da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares de Geografia e História.
  • Analisar propostas de atividades construídas a partir de competências da área de Ciências Humanas e de habilidades dos seus componentes curriculares (História e Geografia), reconhecendo diferentes metodologias que consideram os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC
  • [Trilha 2] O que é a área de Ciências Humanas e como ela é composta na BNCC
  • [Trilha 3] Ciências Humanas: a Geografia e a História na BNCC

Sobre a autora

Mônica de Oliveira Ribeiro Couto

Formada em Geografia e Análise Ambiental (UNIBH), Especialista em Estudos Ambientais (PUC/MG). Trabalha como Analista Educacional na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG na formação e orientação de professores da rede pública de ensino, e também na construção de materiais didático-pedagógicos e na reelaboração curricular. Trabalha no SESI/MG com elaboração e revisão de Itens de avaliação em larga escala com foco principal em exames de desempenho do Telecurso, atua também como Tutora On-line na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade semi-presencial. Atua e tem interesse principalmente nos temas currículo e formação de professores, educação e desenvolvimento social, avaliação de sistemas de ensino e análise ambiental.

Avalie este conteúdo

Média 4 / 5. Votos: 4

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 30, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS