BNCC Ciências Humanas – Ensino Fundamental

BNCC Ciências Humanas - Ensino Fundamental

Neste curso, você reconhecerá como as aprendizagens essenciais expressas por meio de habilidades e competências são trabalhadas na Área do Conhecimento das Ciências Humanas nos componentes curriculares de Geografia e História. Compreenderá que para o Ensino Fundamental a área tem como tarefa contribuir para que os alunos desenvolvam o raciocínio espaço-temporal ancorado na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. E também, analisará algumas práticas pedagógicas que favoreceram a aprendizagem dos alunos considerando as relações socioespaciais em diferentes escalas do local ao global.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Reconhecer as concepções e princípios de educação normatizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem na Área de Ciências Humanas.
  • Conhecer as especificidades dos alunos do Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais.
  • Compreender as competências gerais propostas na BNCC e sua articulação com as competências especificas da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares de Geografia e História.
  • Analisar propostas de atividades construídas a partir de competências da área de Ciências Humanas e de habilidades dos seus componentes curriculares (História e Geografia), reconhecendo diferentes metodologias que consideram os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC
  • [Trilha 2] O que é a área de Ciências Humanas e como ela é composta na BNCC
  • [Trilha 3] Ciências Humanas: a Geografia e a História na BNCC

Sobre a autora

Mônica de Oliveira Ribeiro Couto

Formada em Geografia e Análise Ambiental (UNIBH), Especialista em Estudos Ambientais (PUC/MG). Trabalha como Analista Educacional na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG na formação e orientação de professores da rede pública de ensino, e também na construção de materiais didático-pedagógicos e na reelaboração curricular. Trabalha no SESI/MG com elaboração e revisão de Itens de avaliação em larga escala com foco principal em exames de desempenho do Telecurso, atua também como Tutora On-line na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade semi-presencial. Atua e tem interesse principalmente nos temas currículo e formação de professores, educação e desenvolvimento social, avaliação de sistemas de ensino e análise ambiental.

Avalie este conteúdo

Média 4 / 5. Votos: 4

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

dez 01, 2023

0
(0)
Público-alvo  Professores, generalistas ou de Arte, que atuam nos segmentos de Educação Infantil ao Ensino Médio.    Sobre o curso  Este curso apresenta reflexões sobre a importância do desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de imagens na Educação Básica. Considerando que vivemos em...

out 27, 2023

0
(0)
Público-alvo O curso é destinado para professores, coordenadores e gestores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, em especial àqueles relacionados aos componentes curriculares Educação Artística, Literatura e História do Brasil.   Sobre o curso A Lei n. 10.639, sancionada em...

out 02, 2023

0
(0)
Público-alvo  Professores do Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos finais – e do Ensino Médio, com foco em Língua Portuguesa.     Sobre o curso  Este curso está organizado em três módulos, que visam identificar problemas comuns de leitura e interpretação de textos; apresentar...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS