BNCC Ciências Humanas – Ensino Fundamental

BNCC Ciências Humanas - Ensino Fundamental

Neste curso, você reconhecerá como as aprendizagens essenciais expressas por meio de habilidades e competências são trabalhadas na Área do Conhecimento das Ciências Humanas nos componentes curriculares de Geografia e História. Compreenderá que para o Ensino Fundamental a área tem como tarefa contribuir para que os alunos desenvolvam o raciocínio espaço-temporal ancorado na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. E também, analisará algumas práticas pedagógicas que favoreceram a aprendizagem dos alunos considerando as relações socioespaciais em diferentes escalas do local ao global.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Reconhecer as concepções e princípios de educação normatizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem na Área de Ciências Humanas.
  • Conhecer as especificidades dos alunos do Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais.
  • Compreender as competências gerais propostas na BNCC e sua articulação com as competências especificas da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares de Geografia e História.
  • Analisar propostas de atividades construídas a partir de competências da área de Ciências Humanas e de habilidades dos seus componentes curriculares (História e Geografia), reconhecendo diferentes metodologias que consideram os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC
  • [Trilha 2] O que é a área de Ciências Humanas e como ela é composta na BNCC
  • [Trilha 3] Ciências Humanas: a Geografia e a História na BNCC

Sobre a autora

Mônica de Oliveira Ribeiro Couto

Formada em Geografia e Análise Ambiental (UNIBH), Especialista em Estudos Ambientais (PUC/MG). Trabalha como Analista Educacional na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG na formação e orientação de professores da rede pública de ensino, e também na construção de materiais didático-pedagógicos e na reelaboração curricular. Trabalha no SESI/MG com elaboração e revisão de Itens de avaliação em larga escala com foco principal em exames de desempenho do Telecurso, atua também como Tutora On-line na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade semi-presencial. Atua e tem interesse principalmente nos temas currículo e formação de professores, educação e desenvolvimento social, avaliação de sistemas de ensino e análise ambiental.

Avalie este conteúdo

Média 4 / 5. Votos: 4

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS