O curso está organizado para os professores do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais conhecerem as proposições da BNCC para a área do conhecimento de Linguagens e, também, desenvolverem ações pedagógicas que articulem as especificidades do seu cotidiano escolar, promovendo aos alunos contextos de aprendizagem e desenvolvimento mais adequados aos desafios do mundo atual.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
• conhecer e refletir sobre a concepção de aluno e de professor para a BNCC do Ensino Fundamental anos iniciais e finais;
• compreender as competências gerais e específicas da área do conhecimento: Linguagens;
• entender características gerais e competências específicas de cada componente curricular da área de Linguagens;
• propor práticas que podem ser utilizadas em sua sala de aula, a partir das orientações da BNCC;
• entender como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa.;
Programa
[Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC
[Trilha 2] O que é a área de Linguagens e como ela é composta na BNCC
[Trilha 3] Os componentes cuuriculares da área de Linguagens na BNCC
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)
Sobre os autores
Claudiane Gurgel Bickel – Mestre em Letras: Estudos Literários, com ênfase em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atua principalmente como Professora de Língua Portuguesa, leitura e produção de textos, português instrumental, conhecimentos linguísticos e literatura. Lecionou nos seguintes níveis de ensino e instituições: ensino médio e ensino superior em cursos técnicos e cursos superiores do CEFET-MG; ensino tecnológico no Curso de Formação de Soldados da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; ensino superior no UNIBH; nos cursos superiores de Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Produção na FEAMIG; no superior curso de Administração da FBMG. Atuou como professora de Língua Inglesa em Educação Básica, nível fundamental e médio, no Colégio Batista Mineiro, e, em nível superior, no curso de Comércio Exterior da FBMG, e em cursos livres de idiomas. Desenvolve estudos acadêmicos sobre subjetividade e subalternidade em teoria da literatura.