Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.Essa formação foi planejada para auxiliar o professor do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais – na compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e assim garantir aos seus alunos o desenvolvimento de competências matemáticas específicas, a familiaridade com a BNCC permitirá que o professor/aluno tenha uma visão das possíveis articulações entre as habilidades indicadas para as diferentes temáticas, e identifique como foi estabelecida a progressão das habilidades, tendo em vista que as noções matemáticas são retomadas ano a ano, com ampliação e aprofundamento crescentes.Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
• diferenciar as competências gerais e específicas da área de Matemática;
• planejar atividades e sequências de atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades elencadas pela BNCC do Ensino Fundamental anos iniciais e finais;
• identificar uma trilha ou rede de habilidades dentro de um ou mais campos da Matemática, para promover a articulação entre eles.;
Programa
[Trilha 1] A estrutura da BNCC: aspectos históricos e temas atuais
[Trilha 2] As características gerais e as competências específicas de Matemática (anos iniciais e anos finais)
[Trilha 3] O trabalho integrado para a área de Matemática e como avaliar o processo de aprendizagem dos alunos
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)
Sobre os autores
Antonio Alexandre Aparecido da Silva – Graduado em Matemática pela faculdade Paulistana e Engenheiro Químico pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Educação Matemática nas Faculdades Oswaldo Cruz e mestrando na mesma área pela UNIAN. Professor de Matemática da Educação Básica na rede pública e particular de São Paulo e da graduação em Matemática no Instituto Singularidades.
Manuela Camargo – Graduada em Pedagogia e Matemática pelo Instituto Singularidades. Formada em Publicidade, área na qual atuou durante alguns anos antes de decidir mudar para a área de Educação. Experiência como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como professora regente e de acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem e de reforço. Atualmente professora de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na rede privada.