Público-alvo
Professores de Ensino Fundamental e Médio, Autores de Materiais Didáticos e Assessoria Pedagógica.
Sobre o curso
Elaborar um item ou questão de uma avaliação não é tarefa simples. Para que seja um instrumento eficaz de avaliação, esse item precisa atender a uma série de critérios que visam não apenas tornar a proposta da atividade clara e objetiva aos alunos, mas também avaliar efetivamente o objetivo de aprendizagem pressuposto. Por isso, o curso Como criar questões objetivas traz um conjunto de conhecimentos fundamentais para a construção de um bom item de avaliação, tanto em termos técnicos quanto pedagógicos.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- diferenciar as Avaliações de Aprendizagem e das Avaliações em Larga Escala;
- compreender a estrutura básica de um item objetivo: contexto, situação problemas, enunciado, distratores e justificativa da resolução;
- elaborar diferentes tipos de item: afirmação incompleta e múltipla escolha simples; múltipla escolha complexa e verdadeiro e falso; associação de colunas; lacunas.
Programa
Nesta formação, estimada em 2 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Diferentes tipos de Avaliação
- Módulo 2: A Estrutura de um Item
- Módulo 3: Tipos de itens objetivos
- Módulo 4: Exemplos de questões
Sobre os autores
Time de Currículo & Avaliação – Somos Educação
Equipe multidisciplinar integrante dos times pedagógicos das Avaliações de Aprendizagem e Avaliação de Larga Escala da SOMOS Educação. Responsáveis pela gestão do processo de construção das avaliações, validação de qualidade dos itens avaliativos e análise de resultados.
Ficha técnica
Autoria: Currículo & Avaliação – SOMOS
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli
Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza
Edição de vídeo: Renato Maia da Silva