Como criar questões objetivas

Público-alvo 

Professores de Ensino Fundamental e Médio, Autores de Materiais Didáticos e Assessoria Pedagógica.

 

Sobre o curso 

Elaborar um item ou questão de uma avaliação não é tarefa simples. Para que seja um instrumento eficaz de avaliação, esse item precisa atender a uma série de critérios que visam não apenas tornar a proposta da atividade clara e objetiva aos alunos, mas também avaliar efetivamente o objetivo de aprendizagem pressuposto. Por isso, o curso Como criar questões objetivas traz um conjunto de conhecimentos fundamentais para a construção de um bom item de avaliação, tanto em termos técnicos quanto pedagógicos.

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • diferenciar as Avaliações de Aprendizagem e das Avaliações em Larga Escala;
  • compreender a estrutura básica de um item objetivo: contexto, situação problemas, enunciado, distratores e justificativa da resolução;
  • elaborar diferentes tipos de item: afirmação incompleta e múltipla escolha simples; múltipla escolha complexa e verdadeiro e falso; associação de colunas; lacunas.

 

Programa  

Nesta formação, estimada em 2 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

  • Módulo 1: Diferentes tipos de Avaliação
  • Módulo 2: A Estrutura de um Item
  • Módulo 3: Tipos de itens objetivos
  • Módulo 4: Exemplos de questões

 

Sobre os autores

Time de Currículo & Avaliação – Somos Educação

Equipe multidisciplinar integrante dos times pedagógicos das Avaliações de Aprendizagem e Avaliação de Larga Escala da SOMOS Educação. Responsáveis pela gestão do processo de construção das avaliações, validação de qualidade dos itens avaliativos e análise de resultados.

 

Ficha técnica 

Autoria: Currículo & Avaliação – SOMOS

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza 

Edição de vídeo: Renato Maia da Silva

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 02, 2025

5
(1)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...

maio 30, 2025

5
(1)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS