O curso é destinado aos professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio para que aprendam estratégias que viabilizem aprendizagens mais significativas para os alunos do século XXI e, também, compreendam as necessidades de adequação nas avaliações e nas práticas pedagógicas garantindo a motivação e o engajamento dos estudantes.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
• conhecer o perfil das novas gerações e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem para as necessidades do século XXI;
• reconhecer a necessidade de adaptações nas estratégias didáticas em sala de aula;
• refletir sobre o planejamento da aula e o processo global de avaliação;
• incorporar metodologias ativas para um ensino integrado e uma aprendizagem; significativa.;
Programa
[Trilha 1] Quais as mudanças necessárias para a educação do século XXI?
[Trilha 2] As ações para a prática do ensino: planejar, avaliar e replanejar
[Trilha 3] Metodologias ativas e o protagonismo do aluno na aprendizagem
Público-alvo:
O curso é destinado aos professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio para que aprendam estratégias que viabilizem aprendizagens mais significativas para os alunos do século XXI e, também, compreendam as necessidades de adequação nas avaliações e nas práticas pedagógicas garantindo a motivação e o engajamento dos estudantes.
Sobre os autores
Marina Bulbow Gozzi – Psicóloga, pedagoga e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente atua em assessorias e programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Gestão Escolar e Educação Inclusiva (redes públicas e particulares de ensino). Além disso, elabora projetos e materiais didáticos e é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II em uma escola na capital paulista.