[Inclusão] Autismo: aprendendo a ensinar

Neste curso você terá acesso a um modelo prático de inclusão escolar efetiva tomando como base a visão comportamental de B.F. Skinner para o ensino.

Objetivos

 Ao final do curso, você deverá ser capaz de:

  • conhecer a visão da análise do comportamento no processo educacional;
  • planejar o ensino de forma efetivamente inclusiva sob o ponto de vista comportamental;
  • utilizar os princípios da Instrução Programada para avaliar as necessidades de adaptação curricular e didática do estudante;
  • entender as possibilidades trazidas pela abordagem comportamental para a efetiva inclusão escolar;
  • promover a efetiva inclusão escolar através do reconhecimento e adaptação às necessidades específicas do aluno.

 

Programa

  • [Módulo 1] A visão da Educação na Análise do Comportamento
  • [Módulo 2] Planejar para um aprendizado mantido por consequências reforçadoras
  • [Módulo 3] Exemplo prático de Instrução Programada

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Cláudia Romano Pacífico

Doutora em Psicologia Experimental (PUC/SP), pesquisadora desde 2010 no ambulatório de autismo do Hospital de Clínicas de SP (PROTEA).  Co-fundadora da Adapte Educação e do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental, atuando em ABA desde 2001. Coordenadora do curso de graduação em Práticas Inclusivas (PUC/SP).

Leila Bagaiolo

Doutora em Psicologia Experimental (USP/SP), pesquisadora desde 2007 no ambulatório de cognição social da UNIFESP (TEAMM). Co-fundadora da Adapte Educação e do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental, atuando em ABA desde 2001. Coordenadora do curso de graduação em Práticas Inclusivas (PUC/SP).

Marcia Pedralino

Mestre em Comunicação (UEL), publicitária, co-fundadora da Adapte Educação. Atua na difusão de conteúdos de formação e na mediação de grupos de capacitação prática de pais e educadores em ABA para autismo.

 

 

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.5 / 5. Votos: 22

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

mar 31, 2025

0
(0)
Público-alvo   Gestores e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.   Sobre o curso  O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição que afeta significativamente crianças e adolescentes, impactando seu desempenho escolar e...

mar 06, 2025

0
(0)
Público-alvo   Gestores e educadores de todos os segmentos da Educação Básica.    Sobre o curso  O cotidiano contemporâneo é tão permeado por dispositivos eletrônicos portáteis como celulares que, com frequência, é difícil imaginar um contexto no qual eles estejam ausentes. Esses dispositivos concentram hoje...

fev 03, 2025

5
(3)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso é voltado para a apresentação de técnicas curtas de ensino que podem ser aplicadas em diversos momentos da aula, proporcionando uma maneira rápida e eficaz de revisar conteúdos, avaliar a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS