Neste curso você terá acesso a um modelo prático de inclusão escolar efetiva tomando como base a visão comportamental de B.F. Skinner para o ensino.
Objetivos
Ao final do curso, você deverá ser capaz de:
- conhecer a visão da análise do comportamento no processo educacional;
- planejar o ensino de forma efetivamente inclusiva sob o ponto de vista comportamental;
- utilizar os princípios da Instrução Programada para avaliar as necessidades de adaptação curricular e didática do estudante;
- entender as possibilidades trazidas pela abordagem comportamental para a efetiva inclusão escolar;
- promover a efetiva inclusão escolar através do reconhecimento e adaptação às necessidades específicas do aluno.
Programa
- [Módulo 1] A visão da Educação na Análise do Comportamento
- [Módulo 2] Planejar para um aprendizado mantido por consequências reforçadoras
- [Módulo 3] Exemplo prático de Instrução Programada
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.
Sobre as autoras
Cláudia Romano Pacífico
Doutora em Psicologia Experimental (PUC/SP), pesquisadora desde 2010 no ambulatório de autismo do Hospital de Clínicas de SP (PROTEA). Co-fundadora da Adapte Educação e do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental, atuando em ABA desde 2001. Coordenadora do curso de graduação em Práticas Inclusivas (PUC/SP).
Leila Bagaiolo
Doutora em Psicologia Experimental (USP/SP), pesquisadora desde 2007 no ambulatório de cognição social da UNIFESP (TEAMM). Co-fundadora da Adapte Educação e do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental, atuando em ABA desde 2001. Coordenadora do curso de graduação em Práticas Inclusivas (PUC/SP).
Marcia Pedralino
Mestre em Comunicação (UEL), publicitária, co-fundadora da Adapte Educação. Atua na difusão de conteúdos de formação e na mediação de grupos de capacitação prática de pais e educadores em ABA para autismo.