[Inclusão] Trissomia 21 (Síndrome de Down)

 Público-alvo 

Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

 

Sobre o curso 

Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down), discorrerá sobre o desenvolvimento ao longo da vida e esclarecerá mitos e verdades do ponto de vista científico.   

Ainda, será possível a aprendizagem dos direitos dessas pessoas, refletindo sobre a importância da inclusão em todas as esferas da sociedade. 

Com a T21 como centro de discussão, o curso não apenas destacará as dificuldades, mas também celebrará as capacidades e conquistas das pessoas com essa condição genética. Profissionais de Educação serão instigados a se atualizarem continuamente, a fim de promoverem práticas inclusivas que maximizem o desenvolvimento, autonomia e felicidade dos indivíduos com T21. 

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • conhecer as características diagnósticas da Trissomia 21 (do histórico até os recursos atuais disponíveis); 
  • comunicar-se com uso das terminologias adequadas atuais; 
  • entender as implicações diagnósticas ao longo do desenvolvimento; 
  • identificar outras condições associadas a T21 (comorbidades em maior prevalência); 
  • descrever os cuidados precoces para T21 ao longo da vida; 
  • discorrer dos direitos das pessoas com T21; 
  • reconhecer a importância das práticas inclusivas e do trabalho em equipe para propiciar um desenvolvimento saudável e integração na sociedade.  

 

Programa  

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

 

  • [Módulo 1] Definições, diagnóstico e histórico da Trissomia 21   
  • [Módulo 2:] Desenvolvimento ao longo da vida na T21 
  • [Módulo 3: ] Direitos e práticas inclusivas na T21 

 

Atividades do curso  

Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso: 

  1. Atividade com questões de ‘verdadeiro ou falso’; 
  1. Atividade com questões de múltipla escolha. 

 

Sobre o(as) autor(as) 

 Thaís Quaranta 

Psicóloga Responsável pelo Ambulatório de Diagnóstico do Instituto Jô Clemente (IJC) de São Paulo. Psicóloga Sócia na Clínica Neuropsi Intervenções Psicológicas. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (IPq HCFMUSP). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda e em Terapia de Esquemas pela Wainer Psicologia.  

 

 

Ficha técnica 

Autoria: Thaís Quaranta 

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli 

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza 

Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS