Neste curso, a psicóloga escolar Ana Coquito nos ajuda a entender sobre a definição de educação inclusiva e oferece ensinamentos sobre como garantir que todos os alunos tenham iguais oportunidades para aprender.
Este curso abordará temas como Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Transtorno Específico de Aprendizagem, além de discutir como a Depressão e o Transtorno de Ansiedade Generalizada também podem ser consideradas como justificativas para alunos que necessitam de inclusão.
Na parte final do curso, Ana também discute algumas maneiras de lidar com alunos de inclusão em sala de aula e como podemos nos orientar nos momentos de elaboração de suas avaliações.
Objetivos
Ao final do curso, você deverá ser capaz de:
- Categorizar superficialmente os alunos a partir de suas dificuldades específicas de aprendizagem (uma correta avaliação deverá ser conduzida por um profissional adequado);
- Reconhecer os argumentos científicos que comprovam as ações de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem;
- Perceber e agir de acordo com as necessidades dos alunos, dentro do espaço de ação de um educador;
- Elaborar avaliações coerentes com o nível de aprendizagem dos alunos e condizentes com suas necessidades educacionais.
Conteúdo
- [Módulo 0] Apresentação do curso
- [Módulo 1] Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- [Módulo 2] Transtorno do Espectro Autista
- [Módulo 3] Deficiência Intelectual
- [Módulo 4] Transtorno Específico de Aprendizagem
- [Módulo 5] Depressão e Transtorno de Ansiedade Generalizada
- [Módulo 6] Como lidar em sala de aula
- [Módulo 7] Orientações gerais para avaliação
- Avaliação
Critérios de avaliação e certificação
Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir todas as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.
Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS da SOMOS Educação.