Quem tem mais poder, capacidade e tempo em transformar as maneiras de ensinar e aprender, senão os educadores? Este, por isso, é um curso pensado e realizado por educadores para educadores.
Não é uma novidade que o mundo que cerca nossos estudantes hoje é digital. Mas que pode garantir que toda digitalização possível tem significado para eles quando o assunto é aprender melhor e de maneira mais efetiva?
É cientificamente correto afirmar que todos nós aprendemos para além da — cada vez mais — antiga experiência de apenas ouvir alguém mais treinado ou detentor de mais saberes expondo objetos de conhecimento oralmente. Contudo, o mediador principal das experiências de ensino e aprendizagem na escola básica ainda é um ser humano que chamamos de professor(a).
Dessa maneira, as tecnologias digitais não podem jamais rivalizar com a nobre tarefa do magistério. Este curso pretende estressar a noção de que tais inovações devem, contudo, enriquecer os métodos e as práticas dentro de uma sala de aula – seja ela presencial ou remota – a fim de que o melhor aprendizado do estudante seja o centro das ações.
Objetivos
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Refletir eticamente e ajustar práticas comportamentais em relação aos estudantes em uma realidade digital;
· Utilizar as soluções do Google Workplace e o Chromebook em prol da gestão de turmas e de aulas mais ricas;
· Conhecer algumas das metodologias de ensino e aprendizagem que devem complementar uma aula expositiva;
· Produzir e interpretar dados aferíveis e científicos em favor do melhor aprendizado dos estudantes;
· Estimular o uso de soluções digitais integradas na educação básica;
· Compreender o papel da inovação e valorizar a tecnologia usada de maneira adequada no contexto contemporâneo.
Conteúdo
- [Trilha 1] Cidadania digital: ética, segurança, comportamento e mediação no ambiente digital
- [Trilha 2] Chromebook: uso, segurança e operação em sala de aula
- [Trilha 3] Ferramentas colaborativas para educação: Google Workspace e apps Google
- [Trilha 4] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Educação por Projetos e PBL (Problem-based learning)
- [Trilha 5] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Ensino Híbrido
- [Trilha 6] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Gamificação
- [Trilha 7] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Instrução entre pares
- [Trilha 8] Analytics e construção de dados a favor da educação
- [Trilha 9] Plurall: seja um usuário expert
- [Trilha 10] Produza e gerencie conteúdo com/para o Chromebook: Plurall Maestro
- [Trilha 11]
Público-alvo
Coordenadores e professores de Ensino Fundamental — anos finais e Ensino Médio atuando em escolas parceiras da SOMOS Educação na adoção do Learning Book.
Sobre os autores
- Dr.ª Adriana Ramos – GEPEM/Unicamp
- Augusto Portugal – Foreducation Edtech
- Prof.ª Rafaela Mateus – Sistema de Ensino pH
- Prof. Maurício Carvalho – Sistema de Ensino pH
- Prof. Rafael “Tim” Amaral – Sistema Anglo de Ensino
- Prof. Marcio Miranda – Sistema Anglo de Ensino
- Prof. Gabriel Antonini – Sistema Anglo de Ensino
- André Freitas – SOMOS Educação | Sistema de Ensino pH
- Tânia Fontolan – SOMOS Educação
- Prof.ª Brunna Seadi – Sistema de Ensino pH
- Marcos Piangers – Palestrante convidado