Learning Book: Formação de coordenadores e professores para a realidade de educação digital

Formação de coordenadores e professores para a realidade de educação digital

Quem tem mais poder, capacidade e tempo em transformar as maneiras de ensinar e aprender, senão os educadores? Este, por isso, é um curso pensado e realizado por educadores para educadores.

Não é uma novidade que o mundo que cerca nossos estudantes hoje é digital. Mas que pode garantir que toda digitalização possível tem significado para eles quando o assunto é aprender melhor e de maneira mais efetiva?

É cientificamente correto afirmar que todos nós aprendemos para além da — cada vez mais — antiga experiência de apenas ouvir alguém mais treinado ou detentor de mais saberes expondo objetos de conhecimento oralmente. Contudo, o mediador principal das experiências de ensino e aprendizagem na escola básica ainda é um ser humano que chamamos de professor(a).

Dessa maneira, as tecnologias digitais não podem jamais rivalizar com a nobre tarefa do magistério. Este curso pretende estressar a noção de que tais inovações devem, contudo, enriquecer os métodos e as práticas dentro de uma sala de aula – seja ela presencial ou remota – a fim de que o melhor aprendizado do estudante seja o centro das ações.

 

Objetivos

 

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

Refletir eticamente e ajustar práticas comportamentais em relação aos estudantes em uma realidade digital;

· Utilizar as soluções do Google Workplace e o Chromebook em prol da gestão de turmas e de aulas mais ricas;

· Conhecer algumas das metodologias de ensino e aprendizagem que devem complementar uma aula expositiva;

· Produzir e interpretar dados aferíveis e científicos em favor do melhor aprendizado dos estudantes;

· Estimular o uso de soluções digitais integradas na educação básica;

· Compreender o papel da inovação e valorizar a tecnologia usada de maneira adequada no contexto contemporâneo.

 

Conteúdo

 

  • [Trilha 1] Cidadania digital: ética, segurança, comportamento e mediação no ambiente digital
  • [Trilha 2] Chromebook: uso, segurança e operação em sala de aula
  • [Trilha 3] Ferramentas colaborativas para educação: Google Workspace e apps Google
  • [Trilha 4] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Educação por Projetos e PBL (Problem-based learning)
  • [Trilha 5] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Ensino Híbrido
  • [Trilha 6] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Gamificação
  • [Trilha 7] Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em contexto digital: Instrução entre pares
  • [Trilha 8] Analytics e construção de dados a favor da educação
  • [Trilha 9] Plurall: seja um usuário expert
  • [Trilha 10] Produza e gerencie conteúdo com/para o Chromebook: Plurall Maestro
  • [Trilha 11] 

Público-alvo

 

Coordenadores e professores de Ensino Fundamental — anos finais e Ensino Médio atuando em escolas parceiras da SOMOS Educação na adoção do Learning Book.

 

Sobre os autores

 

  • Dr.ª Adriana Ramos – GEPEM/Unicamp
  • Augusto Portugal – Foreducation Edtech
  • Prof.ª Rafaela Mateus – Sistema de Ensino pH
  • Prof. Maurício Carvalho – Sistema de Ensino pH
  • Prof. Rafael “Tim” Amaral – Sistema Anglo de Ensino
  • Prof. Marcio Miranda – Sistema Anglo de Ensino
  • Prof. Gabriel Antonini – Sistema Anglo de Ensino
  • André Freitas – SOMOS Educação | Sistema de Ensino pH
  • Tânia Fontolan – SOMOS Educação
  • Prof.ª Brunna Seadi – Sistema de Ensino pH
  • Marcos Piangers – Palestrante convidado
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS