Letramento Digital

Este curso oferece subsídios para que educadores tenham mais condições de refletir criticamente sobre as possibilidades e demandas da Educação considerando nossa sociedade conectada e globalizada após o advento da internet. Durante o curso, estudaremos como incorporar em práticas pedagógicas de diferentes realidades os recursos disponibilizados pela internet e pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Além disso, refletiremos sobre a necessidade de ampliação dos repertórios de habilidades do sujeito como cidadão digital, de modo que ele possa acompanhar e participar das transformações sociais que vêm ocorrendo e também contribuir para uma melhor convivência e atuação social no mundo.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

– Compreender de maneira crítica como situar-se e situar o aluno como cidadão digital.

– Apropriar-se de tecnologias digitais para suas práticas pedagógicas. – Explorar caminhos para trabalhar os novos letramentos digitais em seu cotidiano escolar.

– Buscar e fazer uso de mídias e recursos educacionais digitais.

– Fazer uso do Twitter como rede social para diferentes finalidades pedagógicas.

Programas

[Trilha 1] Relações entre novas tecnologias digitais e educação

[Trilha 2] Um olhar analítico sobre os Gifs Biográfico

[Trilha 3] Objetos de Aprendizagem

[Trilha 4] A nuvem

[Trilha 5] Redes sociais: Twitter.

Público Alvo

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio.

Autores

Paula Rodrigues Furtado, Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela mesma universidade, tem se especializado na área de novos letramentos, educação e internet e formação continuada de professores desde 2012. Atua como professora convidada pela EXTECAMP – Unicamp. É fundadora do Portal TEC Sala de Aula (https://tecsaladeaula.com.br) que oferece cursos livres online para professores como formação continuada e atualização.

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.7 / 5. Votos: 22

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS