Metodologias Ativas

“Com o surgimento da chamada Revolução Informacional, novas tecnologias e métodos de comunicação foram implantados para acompanhar os avanços e a maneira de ensinar os alunos. A esse processo de mudanças e novas tecnologias deu-se o nome de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O curso de “Metodologias ativas” explora as possibilidades de aplicação de novas metodologias dentro de currículos tradicionais, utilizando ensino híbrido, sala de aula invertida, entre outros.

Dessa forma será possível, durante o curso, traçar estratégias que possibilitem a aplicabilidade destas novas metodologias no currículo: o ensino centrado no aluno e o trabalho com projetos que englobam várias faixas etárias são algumas questões presentes aqui. Assim, garantimos reflexões pedagógicas sobre a importância de se alterar as metodologias tradicionais para que a escola assuma um novo papel em relação à construção de novos saberes.”

Objetivos

“Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: •compreender o conceito de metodologias ativas;

•considerar com maior propriedade atividades no contexto digital;

•elaborar aulas participativas, horizontais e personalizadas de acordo com os objetivos programados;

•reconhecer e aplicar metodologias inovadoras na sua prática escolar.”;

Programas

[Trilha 1] Metodologias para uma aprendizagem mais significativa.

[Trilha 2] Diferentes modelos de ensino híbrido.

[Trilha 3] Aplicação das metodologias inovadoras na prática escolar

Público Alvo

Professores do Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio.

Autores

Marcelo Ganzela é licenciado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), especialista em docência da língua inglesa (Unesp) e mestre em Letras (Unesp). Atua com Educação Básica lecionando para turmas do Ensino Fundamental II e Médio desde 2002, e hoje também coordena o curso de Letras do Instituto Singularidades. Tem trabalhado com formação de professores desde 2008 e investiga metodologias ativas e exploração da cidade enquanto espaço de aprendizagem.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.7 / 5. Votos: 19

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Marcelo Ganzela

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), especialista em docência da língua inglesa (Unesp) e mestre em Letras (Unesp). Atua com Educação Básica lecionando para turmas do Ensino Fundamental II e Médio desde 2002, e hoje também coordena o curso de Letras do Instituto Singularidades. Tem trabalhado com formação de professores desde 2008 e investiga metodologias ativas e exploração da cidade enquanto espaço de aprendizagem.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

ago 09, 2021

4.7
(22)
Este curso pretende orientar os professores a utilizarem dados de avaliações e atividades de seus estudantes para atendê-los de forma personalizada, reorganizando sua prática pedagógica caso seja necessário. Queremos mostrar como parte dos registros das avaliações, que são notas e apontamentos, podem se converter...

ago 09, 2021

4.7
(28)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

O curso se propõe a aprofundar o Ensino Híbrido, seus princípios e premissas, permitindo aos participantes colocar em prática o que aprenderam no contexto de sala de aula. Alguns aspectos fundamentais serão centrais nos materiais de apoio e atividades, como personalização e colaboração, avaliação...

ago 09, 2021

4.8
(27)
O curso está centrado na metodologia da cultura maker e se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, criar, reinventar, alterar objetos utilizando as mãos como fonte de aprendizagem e experiências....
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS