“Com o surgimento da chamada Revolução Informacional, novas tecnologias e métodos de comunicação foram implantados para acompanhar os avanços e a maneira de ensinar os alunos. A esse processo de mudanças e novas tecnologias deu-se o nome de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O curso de “Metodologias ativas” explora as possibilidades de aplicação de novas metodologias dentro de currículos tradicionais, utilizando ensino híbrido, sala de aula invertida, entre outros.
Dessa forma será possível, durante o curso, traçar estratégias que possibilitem a aplicabilidade destas novas metodologias no currículo: o ensino centrado no aluno e o trabalho com projetos que englobam várias faixas etárias são algumas questões presentes aqui. Assim, garantimos reflexões pedagógicas sobre a importância de se alterar as metodologias tradicionais para que a escola assuma um novo papel em relação à construção de novos saberes.”
Objetivos
“Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: •compreender o conceito de metodologias ativas;
•considerar com maior propriedade atividades no contexto digital;
•elaborar aulas participativas, horizontais e personalizadas de acordo com os objetivos programados;
•reconhecer e aplicar metodologias inovadoras na sua prática escolar.”;
Programas
[Trilha 1] Metodologias para uma aprendizagem mais significativa.
[Trilha 2] Diferentes modelos de ensino híbrido.
[Trilha 3] Aplicação das metodologias inovadoras na prática escolar
Público Alvo
Professores do Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio.
Autores
Marcelo Ganzela é licenciado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), especialista em docência da língua inglesa (Unesp) e mestre em Letras (Unesp). Atua com Educação Básica lecionando para turmas do Ensino Fundamental II e Médio desde 2002, e hoje também coordena o curso de Letras do Instituto Singularidades. Tem trabalhado com formação de professores desde 2008 e investiga metodologias ativas e exploração da cidade enquanto espaço de aprendizagem.