[Metodologias Ativas] Aprender para a vida: competências em foco

Este curso ressalta a importância do desenvolvimento de competências, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema é abordado na perspectiva da prática de Ensino Híbrido em sala de aula, por meio de entrevistas com dois profissionais que atuam na Educação Básica, Vinícius Moraes, professor de Educação Física, e Ana Paula Suzart, professora de Ciências. Envolve ainda a análise de importantes conceitos, como o de educação com foco em desempenho, autorregulação e metacognição. Também provoca a reflexão sobre como definir que competências trabalhar, quais as estratégias mais adequadas para esse fim e que instrumentos avaliativos escolher para verificar a aprendizagem.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • entender como a BNCC elencou suas 10 competências gerais;
  • identificar quais as melhores estratégias para desenvolver/mobilizar essas competências;
  • selecionar evidências de aprendizagem e instrumentos avaliativos que verifiquem a aprendizagem dos estudantes;
  • compreender como planejar com foco no desenvolvimento de competências.

 

Programa 

Nesta formação, estimada em quatro horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos:

  • [Módulo 1]: Práticas com foco em competências
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

set 11, 2025

0
(0)
Público-alvo  Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.  Sobre o curso  Com a crescente necessidade de que educadores abordem a questão ambiental em suas aulas por meio de metodologias mais participativas, este curso introduz a Educação Ambiental (algumas de suas...

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS