[Metodologias ativas] Superando lacunas de aprendizagem

Público-alvo

Professores e coordenadores pedagógicosque atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio. 

 

Sobre o curso 

Neste curso, abordamos alguns aspectos importantes que devem ser considerados ao analisarmos o problema das lacunas de aprendizagem. Embora a pandemia de covid-19 tenha enfatizado essa discussão, principalmente pelo longo período com as escolas fechadas, não é de hoje que termos como defasagem, recuperação, reforço, revisão ou apoio pedagógico permeiam a rotina escolar. No entanto, é fundamental discutirmos primeiro o que são essas lacunas. Assim, saberemos como identificá-las e, então, será possível planejar uma intervenção eficaz. Neste percurso, iniciamos com uma discussão sobre os autoatributos que os estudantes trazem para a escola. Em seguida, são mencionadas algumas estratégias de mapeamento e quando é necessário realizar uma intervenção. Nesse sentido, é pertinente conhecer e refletir sobre a aprendizagem visível e a importância de boas perguntas para promover a compreensão dos alunos. Finalizamos com a flexibilização curricular para atender às demandas de aprendizagem, trazendo materiais de apoio para que os professores definam quais são as aprendizagens prioritárias. Para aproximar ainda mais a temática da realidade de sala de aula, as professoras Hyara Barros e Danielle Lima (esta, uma das autoras deste curso) trazem suas experiências docentes para enriquecer o debate em entrevistas exclusivas com Julci Rocha. 

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:  

  • Entender o que são as lacunas de aprendizagem, como identificá-las e intervir para resolvê-las; 
  • Conhecer o conceito de autoatributos segundo John Hattie; 
  • Identificar os autoatributos dos estudantes e analisar como eles podem impactar a aprendizagem; 
  • Refletir sobre quais estratégias favorecem a identificação das lacunas de aprendizagem e quando e como realizar uma intervenção pedagógica; 
  • Avaliar como flexibilizar o currículo, selecionando as aprendizagens prioritárias. 

 

Programa  

Nesta formação, estimada em quatro horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:   

  • Módulo 1: Compreendendo lacunas de aprendizagem 
  • Módulo 2: Intervenções pedagógicas: reflexões e estratégias 

Sobre as autoras   

Julci Rocha 

Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em Gestão Educacional, Design Educacional e Educação Inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Diretora e Fundadora da Redesenho Educacional, assessoria educacional voltada à inovação, com foco em aprendizagem ativa e integração de tecnologias digitais na Educação. Atua há mais de 13 anos na área de inovação. Desenvolve materiais pedagógicos, formação para profissionais da Educação e idealização/desenvolvimento de projetos para instituições de ensino, fundações do terceiro setor e empresas do ramo educacional. Já desenvolveu projetos em diversas instituições, como Instituto Paulo Freire, Parceiros da Educação, Microsoft, Fundação Lemann, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Secretaria do Estado da Educação de SP (Centro de Mídias SP).  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/redesenhoedu 

Facebook: https://www.facebook.com/redesenhoeducacional  

 

Danielle Lima de Vasconcelos 

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias (UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil no Education Exchange – E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 – evento virtual). Vencedora do Prêmio Destaque Educação em 2019 e 2020, na categoria práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – Anos Finais.  

 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielle-lima-33031523/ 

Facebook: https://www.facebook.com/danielle.lima.58/ 

 

Entrevistada 

Hyara Luiz Damascena Barros 

Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Graduanda em Pedagogia (Universidade Estácio de Sá), licenciada em Letras (Universidade Católica de Brasília) e pós-graduanda em Leitura e Produção de Texto (Universidade Católica de Brasília). 

 

Ficha técnica   

 

Autoria: Julci Rocha e Danielle Lima de Vasconcelos  

Colaboradora: Hyara Luiz Damascena Barros 

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Edição de texto: Pérola Martins Lannes e Laís Trovarelli  

Revisão Técnica: Isabella Furtado Alves 

Design gráfico e edição de vídeos: Cléia de Oliveira Souza  

Revisão ortográfica: Ana Júlia Santis 

 

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS