Público-alvo
Professores e coordenadores pedagógicosque atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio.
Sobre o curso
Neste curso, abordamos alguns aspectos importantes que devem ser considerados ao analisarmos o problema das lacunas de aprendizagem. Embora a pandemia de covid-19 tenha enfatizado essa discussão, principalmente pelo longo período com as escolas fechadas, não é de hoje que termos como defasagem, recuperação, reforço, revisão ou apoio pedagógico permeiam a rotina escolar. No entanto, é fundamental discutirmos primeiro o que são essas lacunas. Assim, saberemos como identificá-las e, então, será possível planejar uma intervenção eficaz. Neste percurso, iniciamos com uma discussão sobre os autoatributos que os estudantes trazem para a escola. Em seguida, são mencionadas algumas estratégias de mapeamento e quando é necessário realizar uma intervenção. Nesse sentido, é pertinente conhecer e refletir sobre a aprendizagem visível e a importância de boas perguntas para promover a compreensão dos alunos. Finalizamos com a flexibilização curricular para atender às demandas de aprendizagem, trazendo materiais de apoio para que os professores definam quais são as aprendizagens prioritárias. Para aproximar ainda mais a temática da realidade de sala de aula, as professoras Hyara Barros e Danielle Lima (esta, uma das autoras deste curso) trazem suas experiências docentes para enriquecer o debate em entrevistas exclusivas com Julci Rocha.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- Entender o que são as lacunas de aprendizagem, como identificá-las e intervir para resolvê-las;
- Conhecer o conceito de autoatributos segundo John Hattie;
- Identificar os autoatributos dos estudantes e analisar como eles podem impactar a aprendizagem;
- Refletir sobre quais estratégias favorecem a identificação das lacunas de aprendizagem e quando e como realizar uma intervenção pedagógica;
- Avaliar como flexibilizar o currículo, selecionando as aprendizagens prioritárias.
Programa
Nesta formação, estimada em quatro horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Compreendendo lacunas de aprendizagem
- Módulo 2: Intervenções pedagógicas: reflexões e estratégias
Sobre as autoras
Julci Rocha
Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em Gestão Educacional, Design Educacional e Educação Inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Diretora e Fundadora da Redesenho Educacional, assessoria educacional voltada à inovação, com foco em aprendizagem ativa e integração de tecnologias digitais na Educação. Atua há mais de 13 anos na área de inovação. Desenvolve materiais pedagógicos, formação para profissionais da Educação e idealização/desenvolvimento de projetos para instituições de ensino, fundações do terceiro setor e empresas do ramo educacional. Já desenvolveu projetos em diversas instituições, como Instituto Paulo Freire, Parceiros da Educação, Microsoft, Fundação Lemann, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Secretaria do Estado da Educação de SP (Centro de Mídias SP).
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/redesenhoedu
Facebook: https://www.facebook.com/redesenhoeducacional
Danielle Lima de Vasconcelos
Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias (UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil no Education Exchange – E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 – evento virtual). Vencedora do Prêmio Destaque Educação em 2019 e 2020, na categoria práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – Anos Finais.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielle-lima-33031523/
Facebook: https://www.facebook.com/danielle.lima.58/
Entrevistada
Hyara Luiz Damascena Barros
Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Graduanda em Pedagogia (Universidade Estácio de Sá), licenciada em Letras (Universidade Católica de Brasília) e pós-graduanda em Leitura e Produção de Texto (Universidade Católica de Brasília).
Ficha técnica
Autoria: Julci Rocha e Danielle Lima de Vasconcelos
Colaboradora: Hyara Luiz Damascena Barros
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Edição de texto: Pérola Martins Lannes e Laís Trovarelli
Revisão Técnica: Isabella Furtado Alves
Design gráfico e edição de vídeos: Cléia de Oliveira Souza
Revisão ortográfica: Ana Júlia Santis