Os campos de experiência da Educação Infantil

 

A BNCC proporcionou releituras sobre as abordagens educacionais utilizadas com nossos alunos. Ter um currículo que identifica os saberes essenciais a serem desenvolvidos durante a Educação Básica auxilia o professor na construção do plano de aprendizagem de seus alunos. Especificamente à Educação Infantil, a BNCC traz como novidade os Campos de Aprendizagem.

Os 5 campos – O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações – propõem o desenvolvimento integral de uma criança através dos Objetivos de Aprendizagem para cada faixa etária. É necessário então conhecer os princípios desse documento curricular para qualificar nossa prática docente neste e nos próximos anos.

Neste curso, Geraldo Peçanha de Almeida discute temas fundamentais ao desenvolvimento educacional infantil, abordando temas que vão desde as estruturas que fundamentam a BNCC da educação infantil, aos 5 campos de experiência trazidos por ela.

Oferecer aos professores regentes do segmento da Educação Infantil materiais formativos que os oriente à construção de um conhecimento sobre a BNCC do segmento e dos Campos de Experiência.

Professores regentes da educação infantil; coordenadores de segmento; diretores; pais e responsáveis. A partir de sua ampla formação acadêmica, o autor discorre sobre questões organizacionais deste essencial segmento da educação básica brasileira, aproximando aos processos particulares do desenvolvimento infantil. O autor também apresentará como cada Campo de Experiência se adequa ao momento de desenvolvimento da infância, e como o professor poderá explorá-los da melhor forma possível.

 

Objetivo:

Ao final deste curso você será capaz de: 

  • Compreender o processo histórico de implantação da BNCC; 
  • Identificar as referências pedagógicas para a construção da BNCC; 
  • Diferenciar os Campos de Experiência entre si e suas aplicações; 
  • Dialogar sobre atividades possíveis a ser utilizadas no segmento de Ensino Infantil. 

 

Trilhas:

  • [Módulo 0] Apresentação do curso
  • [Módulo 1] As bases legais e a fundamentação teórica da BNCC
  • [Módulo 2] A concepção de criança e de infância na BNCC
  • [Módulo 3] Os direitos de aprendizagem da educação infantil
  • [Módulo 4] O primeiro campo de experiência: o eu, o outro e o nós
  • [Módulo 5] O segundo campo de experiência: corpos, gestos e movimentos
  • [Módulo 6] O terceiro campo de experiência: traços, sons, cores e formas
  • [Módulo 7] O quarto campo de experiência: escuta, fala, pensamento e imaginação
  • [Módulo 8] O quinto campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
  • Avaliação

 

Carga horária: 4h

 

Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS