Os campos de experiência da Educação Infantil

 

A BNCC proporcionou releituras sobre as abordagens educacionais utilizadas com nossos alunos. Ter um currículo que identifica os saberes essenciais a serem desenvolvidos durante a Educação Básica auxilia o professor na construção do plano de aprendizagem de seus alunos. Especificamente à Educação Infantil, a BNCC traz como novidade os Campos de Aprendizagem.

Os 5 campos – O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações – propõem o desenvolvimento integral de uma criança através dos Objetivos de Aprendizagem para cada faixa etária. É necessário então conhecer os princípios desse documento curricular para qualificar nossa prática docente neste e nos próximos anos.

Neste curso, Geraldo Peçanha de Almeida discute temas fundamentais ao desenvolvimento educacional infantil, abordando temas que vão desde as estruturas que fundamentam a BNCC da educação infantil, aos 5 campos de experiência trazidos por ela.

Oferecer aos professores regentes do segmento da Educação Infantil materiais formativos que os oriente à construção de um conhecimento sobre a BNCC do segmento e dos Campos de Experiência.

Professores regentes da educação infantil; coordenadores de segmento; diretores; pais e responsáveis. A partir de sua ampla formação acadêmica, o autor discorre sobre questões organizacionais deste essencial segmento da educação básica brasileira, aproximando aos processos particulares do desenvolvimento infantil. O autor também apresentará como cada Campo de Experiência se adequa ao momento de desenvolvimento da infância, e como o professor poderá explorá-los da melhor forma possível.

 

Objetivo:

Ao final deste curso você será capaz de: 

  • Compreender o processo histórico de implantação da BNCC; 
  • Identificar as referências pedagógicas para a construção da BNCC; 
  • Diferenciar os Campos de Experiência entre si e suas aplicações; 
  • Dialogar sobre atividades possíveis a ser utilizadas no segmento de Ensino Infantil. 

 

Trilhas:

  • [Módulo 0] Apresentação do curso
  • [Módulo 1] As bases legais e a fundamentação teórica da BNCC
  • [Módulo 2] A concepção de criança e de infância na BNCC
  • [Módulo 3] Os direitos de aprendizagem da educação infantil
  • [Módulo 4] O primeiro campo de experiência: o eu, o outro e o nós
  • [Módulo 5] O segundo campo de experiência: corpos, gestos e movimentos
  • [Módulo 6] O terceiro campo de experiência: traços, sons, cores e formas
  • [Módulo 7] O quarto campo de experiência: escuta, fala, pensamento e imaginação
  • [Módulo 8] O quinto campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
  • Avaliação

 

Carga horária: 4h

 

Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Médio. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em sua prática a...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Fundamental – Anos Finais. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS