Síntese da BNCC – Área de Linguagens

A área de Linguagens na BNCC apresenta 6 competências específicas e habilidades em ordem gradual de complexidade que deverão servir como base às práticas de aprendizagem durante todo o período do ensino fundamental. Contudo, visto as diferentes características profissionais entre os professores das duas etapas desta fase (polivalência dos anos iniciais e especialização dos anos finais), e os diferentes componentes disciplinares para esta área, compreender a profundidade e aplicabilidade das habilidades não é uma tarefa simples.

O curso de Linguagens na BNCC se propõe a discutir as características das habilidades relativas a essa área e componentes disciplinares para cada segmento, assim como categorizar os eixos temáticos que orientam as suas divisões. O curso também versará sobre como as diferentes disciplinas deste campo se relacionam entre si (com maior foco nos anos finais) e como o professor e a escola podem utilizar essa característica no planejamento de seus currículos.

 

Sobre a autora

Neste curso que carinhosamente preparamos a vocês, a professora Heloísa Gonçalves Jordão, autora do currículo de Linguagens da Plataforma de Ensino Eleva, apresenta a estrutura desta Área do Conhecimento e como ela influenciará a prática docente nos próximos anos. A professora é doutoranda no programa de pós-graduação em Linguagem e Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduação em Letras (FFLCH – USP) e mestrado em Educação (FE-USP). Trabalhou como formadora de professores coordenadores, professores de Língua Portuguesa e professores alfabetizadores em iniciativas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Experiência em avaliação do trabalho pedagógico desenvolvido por meio de projetos em iniciativas de prefeituras da grande São Paulo. Na educação básica, dedicou-se ao ensino de língua materna, trabalhando com alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Atualmente desenvolve pesquisa voltada ao uso de tecnologias digitais em aulas de leitura e produção textual no Ciclo de Alfabetização.

 

Objetivos

Ao final do curso, você deverá ser capaz de:

  • Compreender a organização da BNCC e como ela modifica a forma tradicional de ensino de linguagens no segmento fundamental anos iniciais e finais;
  • Analisar as competências específicas da área de linguagens e buscar adequá-los aos seu método de ensino;
  • Comparar as mudanças curriculares promovidas pelo documento e como elas influenciarão as propostas de ensino de linguagens nos próximos anos nas instituições.

 

Conteúdo 

  • [Módulo 0] Apresentação do curso
  • [Módulo 1] Área de linguagens na BNCC
  • [Módulo 2] Arte
  • [Módulo 3] Educação Física
  • [Módulo 4] Língua portuguesa
  • [Módulo 5] Língua portuguesa – anos iniciais
  • [Módulo 6] Língua portuguesa – anos finais
  • [Módulo 7] Língua inglesa
  • Avaliação

 

Critérios de avaliação e certificação

Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir todas as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.

 

 

Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS da SOMOS Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS