Síntese da BNCC – Área de Matemática

A homologação da Base Nacional Comum Curricular trouxe grandes desafios para educadores em todo o Brasil. Com tantas mudanças, é necessário ao professor um processo de atualização contínua para que ele adquira ferramentas pedagógicas capazes de promover o desenvolvimento de suas práticas em sala de aula.  

Este curso abordará temas como os princípios pedagógicos pelos quais a BNCC foi construída e a organização da área da matemática segundo tais princípios, assim como temas essenciais ao ensino de matemática como a resolução de problemas, o letramento matemático entre outros.

 

Sobre a autora

Luciana Tenuta é mestre no ensino de matemática. Responsável pela organização curricular dos livros de Matemática – 1º ao 9º ano EF – da coleção Eleva alinhada à BNCC. Coordenadora da coleção Eleva de Matemática 2020 para os anos iniciais.

 

Objetivos

Ao final do curso, você deverá ser capaz de:

  • Compreender a organização da BNCC e como ela modifica a forma tradicional de ensino de matemática no segmento fundamental anos iniciais e finais;
  • Analisar as competências específicas da área da matemática e buscar adequá-los aos seu método de ensino;
  • Comparar as mudanças curriculares promovidas pelo documento e como elas influenciarão as propostas de ensino de matemática nos próximos anos nas instituições.

 

Conteúdo 

  • [Módulo 0] Apresentação do curso
  • [Módulo 1] A organização da área de Matemática na BNCC
  • [Módulo 2] A resolução de problemas
  • [Módulo 3] Letramento matemático
  • [Módulo 4] Processos matemáticos
  • [Módulo 5] As principais mudanças na área de Matemática
  • [Módulo 6] A álgebra nos anos iniciais
  • [Módulo 7] O papel do jogo nas aulas de Matemática
  • Avaliação

 

Critérios de avaliação e certificação

Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir todas as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.

 

Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS da SOMOS Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS