A homologação da Base Nacional Comum Curricular trouxe grandes desafios para educadores em todo o Brasil. Com tantas mudanças, é necessário ao professor um processo de atualização contínua para que ele adquira ferramentas pedagógicas capazes de promover o desenvolvimento de suas práticas em sala de aula.
Este curso abordará temas como os princípios pedagógicos pelos quais a BNCC foi construída e a organização da área da matemática segundo tais princípios, assim como temas essenciais ao ensino de matemática como a resolução de problemas, o letramento matemático entre outros.
Sobre a autora
Luciana Tenuta é mestre no ensino de matemática. Responsável pela organização curricular dos livros de Matemática – 1º ao 9º ano EF – da coleção Eleva alinhada à BNCC. Coordenadora da coleção Eleva de Matemática 2020 para os anos iniciais.
Objetivos
Ao final do curso, você deverá ser capaz de:
- Compreender a organização da BNCC e como ela modifica a forma tradicional de ensino de matemática no segmento fundamental anos iniciais e finais;
- Analisar as competências específicas da área da matemática e buscar adequá-los aos seu método de ensino;
- Comparar as mudanças curriculares promovidas pelo documento e como elas influenciarão as propostas de ensino de matemática nos próximos anos nas instituições.
Conteúdo
- [Módulo 0] Apresentação do curso
- [Módulo 1] A organização da área de Matemática na BNCC
- [Módulo 2] A resolução de problemas
- [Módulo 3] Letramento matemático
- [Módulo 4] Processos matemáticos
- [Módulo 5] As principais mudanças na área de Matemática
- [Módulo 6] A álgebra nos anos iniciais
- [Módulo 7] O papel do jogo nas aulas de Matemática
- Avaliação
Critérios de avaliação e certificação
Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir todas as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.
Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS da SOMOS Educação.