Síntese da BNCC – Área de Matemática

A homologação da Base Nacional Comum Curricular trouxe grandes desafios para educadores em todo o Brasil. Com tantas mudanças, é necessário ao professor um processo de atualização contínua para que ele adquira ferramentas pedagógicas capazes de promover o desenvolvimento de suas práticas em sala de aula.  

Este curso abordará temas como os princípios pedagógicos pelos quais a BNCC foi construída e a organização da área da matemática segundo tais princípios, assim como temas essenciais ao ensino de matemática como a resolução de problemas, o letramento matemático entre outros.

 

Sobre a autora

Luciana Tenuta é mestre no ensino de matemática. Responsável pela organização curricular dos livros de Matemática – 1º ao 9º ano EF – da coleção Eleva alinhada à BNCC. Coordenadora da coleção Eleva de Matemática 2020 para os anos iniciais.

 

Objetivos

Ao final do curso, você deverá ser capaz de:

  • Compreender a organização da BNCC e como ela modifica a forma tradicional de ensino de matemática no segmento fundamental anos iniciais e finais;
  • Analisar as competências específicas da área da matemática e buscar adequá-los aos seu método de ensino;
  • Comparar as mudanças curriculares promovidas pelo documento e como elas influenciarão as propostas de ensino de matemática nos próximos anos nas instituições.

 

Conteúdo 

  • [Módulo 0] Apresentação do curso
  • [Módulo 1] A organização da área de Matemática na BNCC
  • [Módulo 2] A resolução de problemas
  • [Módulo 3] Letramento matemático
  • [Módulo 4] Processos matemáticos
  • [Módulo 5] As principais mudanças na área de Matemática
  • [Módulo 6] A álgebra nos anos iniciais
  • [Módulo 7] O papel do jogo nas aulas de Matemática
  • Avaliação

 

Critérios de avaliação e certificação

Para receber um certificado de 4h da SOMOS Educação, você deverá concluir todas as atividades e responder à pesquisa ao final do curso.

 

Este é um curso migrado da plataforma TRIP.EAD do sistema de ensino Eleva para a plataforma PROFS da SOMOS Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS