[Sistema Maxi] Alfabetizando com o Método Fônico

Público-alvo
Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais.
Sobre o curso
Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização:
A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e a relação destes com os grafemas, ou seja, a relação grafema – fonema, com ênfase nas habilidades de consciência fonológica;
Ou a alfabetização deve partir do todo, defendendo que a criança pode aprender a ler e escrever tão naturalmente quanto se aprende a falar, desprezando toda a relação grafema fonema e o trabalho com as habilidades preditoras da alfabetização.
Vamos estudar como a criança aprende a leitura e a escrita.
Através de pesquisas científicas, vamos ter a certeza de que a criança é capaz de aprender com maior facilidade quando exposta a um ensino e uma instrução dirigida tendo como base todo o trabalho de consciência fonológica e a relação grafema fonema, entendendo as rotas da leitura e da escrita para o aprendizado.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

▪ aplicar o método fônico no processo de alfabetização dos seus alunos.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
• Módulo 1: O método fônico na história e no mundo
• Módulo 2: A legislação brasileira e a alfabetização fônica
• Módulo 3: O embasamento teórico do método fônico
• Módulo 4: O método fônico e a coleção didática do Sistema Maxi de Ensino
• Módulo 5: Especificidades do método fônico
• Módulo 6: O alfabeto fônico na sala de aula e a apresentação das letras
Sobre as autoras

Suzi Cristina Fornazari Arantes 

Fonoaudióloga formada pela Universidade do Sagrado Coração (USC) – Bauru em 1991. Atuando nas áreas clínica e educacional há mais de 30 anos. Palestrante e consultora especialista em alfabetização das coleções didáticas de Educação Infantil e de Alfabetização do Sistema Maxi de Ensino. 

 

Tânia Medeiros Barchechen Cordeiro 

Líder Pedagógica do Sistema Maxi de Ensino. 

Normalista (formada em Magistério – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental), Pedagoga especialista em Administração Escolar. Bacharel em Direito, com mais de 25 anos atuando na área educacional, sendo cerca de 14 anos na Somos Educação tendo atuado como Analista de Produção de Conteúdo Pedagógico Sênior, Assessora Pedagógica e de Relacionamento. 

 

Wilma Francisca da Rocha Santos 

É graduada em Normal Superior Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Sumaré, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Com experiência profissional na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e educação de Jovens e Adultos. Exerceu a coordenação na Associação Madre Teresa de Jesus (projeto MOVA). Desempenhou atividades no Programa Escola da Família, como aplicação de projetos de alfabetização e brincadeiras. E no Projeto Mais Educação aulas de danças típicas do Brasil e confecção de jornal. Atualmente atua como Assessora Pedagógica na Somos Educação. 

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS