Eixo Temático: Linguagens Artísticas

ago 06, 2021

4.9
(25)
O ano de 2020 e o advento da pandemia trouxeram consigo novos desafios para toda a área da Educação, especialmente a infantil. Nesse momento, os pais passam a, mais do que nunca, serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos. Tendo em mente...

nov 09, 2020

4.8
(9)
Celulares e internet são distrações nas salas de aulas, em reuniões de trabalho e em outros espaços formais. Já há algum tempo, estudos apontam que 92% dos educadores percebem isso e usam tecnologias como dispositivos pedagógicos, como mostra a pesquisa do Movimento Todos Pela...

out 13, 2020

0
(0)
Mateus

Autor: Mateus

Crianças, adultos e idosos: não há quem não aprecie uma história bem contada, um narrativa coesa com início, meio e fim. Será que é possível pensar essa antiga tradição humana como uma ferramenta aliada no processo de ensino-aprendizagem?...

out 05, 2020

4.7
(7)
Uma boa história continua nos arrebatando e comovendo até hoje, tempos pouco arrebatadores ou mesmo comoventes. Ademais da tecnologia, da vida frenética e dos profundos dilemas que enfrentamos na vida contemporânea, uma boa história ainda é algo que nos toca, nos interessa, nos faz...

jul 22, 2020

4.9
(12)
As imagens podem ser usadas de muitas maneiras para (re)pensar práticas pedagógicas. São materiais que ajudam a intermediar ou mesmo construir o conhecimento. Produzir imagens e pensar por imagens podem ser ferramentas interessantes em sala de aula. Há inúmeros caminhos possíveis de se fazer este percurso, e as...

jun 08, 2020

4.8
(23)
Neste período de quarentena, com todos em casa, a intenção desta proposta é incentivar a criatividade, a expressão simbólica, o pensamento conceitual e a linguagem da criança, por meio de brincadeiras que estão integradas com a leitura de histórias, parlendas e cantigas. Estas atividades podem...

maio 26, 2020

4.9
(22)
Neste período de quarentena, com todos em casa, a intenção desta proposta é incentivar a criatividade, a expressão simbólica, o pensamento conceitual e a linguagem da criança, por meio de brincadeiras que estão integradas com a leitura de histórias, parlendas e cantigas. Estas atividades podem...

abr 22, 2020

4.7
(9)
O futuro. Pensar na educação infantil com expectativas que olham para as potências a serem desenvolvidas pelas crianças, a partir de parâmetros adultos, é egocêntrico e irresponsável. Expectativa, essa, de uma superação do que nós somos enquanto indivíduos. Como é mesmo que dizem? Educar...

fev 19, 2020

4.8
(8)
O pedagogo Paulo Freire afirma que os conhecimentos são diferentes e não implicam em hierarquizações. Ou não deveriam implicar. Desde que o Brasil é Brasil, há uma perseguição e repressão às manifestações culturais e aos saberes da população negra e das populações marginais em...

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS