Eixo Temático: Metodologias Ativas
jul 28, 2023
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicosque atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio. Sobre o curso Neste curso, abordamos alguns aspectos importantes que devem ser considerados ao analisarmos o problema das lacunas de aprendizagem....
maio 29, 2023
Público-alvo Professores que atuam no Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio. Sobre o curso Neste curso, vamos refletir sobre as diferenças que existem entre participar de uma aula e estar engajado no processo de aprendizagem. Para...
jun 08, 2022
Este curso aborda como a personalização do ensino pode favorecer a aprendizagem ativa dos estudantes, ao oportunizar diferentes didáticas, vivências e atividades em sala de aula. Para contribuir com o tema, convidamos as professoras Elizabeth Santos e Elisângela Pereira, que atuam no Ensino Fundamental,...
jun 08, 2022
Avaliação é um tema que nunca se esgota, está sempre em discussão. Por mais que os professores já conheçam e utilizem vários tipos de instrumentos avaliativos, sempre restam dúvidas se esse processo é efetivo, se realmente verifica a aprendizagem. Por isso, neste curso, trabalharemos...
abr 13, 2022
Este curso ressalta a importância do desenvolvimento de competências, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema é abordado na perspectiva da prática de Ensino Híbrido em sala de aula, por meio de entrevistas com dois profissionais que atuam na Educação Básica,...
mar 14, 2022
Todos nós, professores, temos vivenciado situações nas quais nos sentimos perdidos e desmotivados: alunos desinteressados, resultados nas avaliações que demonstram pouca aprendizagem e, de modo geral, pouco envolvimento dos estudantes com a aula, os conteúdos e a própria escola....
mar 11, 2022
Numa conversa mais informal de professores para professores nesta “não-aula” reflete-se sobre como educadores da ponta, a sala de aula, encaram a Educação. O que é mais importante, vê-la como ciência e baseá-la em dados e evidências ou como atividade social e relacional, alicerçada...
mar 11, 2022
A metodologia da Instrução entre Pares foi desenvolvida pelo Físico Eric Mazur, professor de cursos de introdução a física na Universidade de Harvard. Na ocasião, Mazur buscava desenvolver práticas de sala de aula que aumentassem o engajamento do alunos, que fossem mais voltadas para a aprendizagem...
mar 11, 2022
Este minicurso é parte da Jornada de Desenvolvimento para Evolução Digital, voltada para docentes e gestores dos segmentos Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas que adotam ou se interessam pela solução Learning Book. Para saber mais sobre como participar, procure a...