A Avaliação Institucional SOMOS é um instrumento que visa dar suporte ao planejamento pedagógico da sua escola. Por meio dessa Avaliação, é possível, por exemplo, identificar os níveis de aprendizagem dos alunos e, também, os aspectos do ambiente escolar que podem interferir no desempenho da escola e dos alunos. Assim, tendo em vista esse grande potencial de diagnóstico, o curso tem como objetivo proporcionar o melhor aproveitamento dos dados e evidências obtidos pela Avaliação Institucional/PAERP[1] para o planejamento escolar. Para isso, serão trabalhados seus principais fundamentos, conceitos e recursos, tais como: avaliação de aprendizagem/avaliação em larga escala; escala de proficiência; Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI); resultados e indicadores da Avaliação Institucional/PAERP.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- compreender a importância das Avaliações em Larga Escala;
- conhecer os principais fundamentos da TRI/TCT;
- compreender a importância da Avaliação Institucional/PAERP para uma Educação Baseada em Evidências;
- compreender os fundamentos e principais conceitos da Avaliação Institucional/PAERP.
Programa
Este curso é composto pelos seguintes assuntos:
- [Módulo 1] – O que é a Avaliação Institucional e seus indicadores
- [Módulo 2] – Resultados da Avaliação Pedagógica
- [Módulo 3] – Os resultados na prática
Público-alvo
Professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio da rede SOMOS Educação.
Sobre os autores
Hydnea Domingueti tem graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas (1994), graduação em Letras pelo Centro Universitário do Sul de Minas (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2009). Atuou como Diretora Escolar na Rede Marista, como Diretora do Instituto de Avaliação Educacional (INADE), foi Gerente da RCE e coordenadora de Avaliação na UNIVERSA. Consultora de Currículo e Avaliação na SOMOS Educação.
Eduardo Sousa é doutor em Física pela Universidade de Brasília e pela Universidade Pierre e Marie Curie. Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), coordenou durante 13 anos as áreas de exames e avaliações da educação básica (ENEM, SAEB e Encceja), principalmente com utilização da Teoria de Resposta ao Item. Participou ativamente da implementação do novo Enem (2009) e do projeto Enem digital (2019). Consultor de Currículo e Avaliação na SOMOS Educação.
Alexandre Oliveira é formado em Geografia pela UFMG, atuou como professor e autor de material didático. A partir de uma prática em sala de aula, passou a se dedicar ao uso de dados na Educação. Em 2009, foi cofundador da Meritt, uma edtech voltada à captura, ao processamento e à interpretação de dados educacionais. Desde 2020, está na SOMOS Educação como responsável pelo desenvolvimento de produtos de avaliação.
Ficha técnica
Autoria: Hydnea Domingueti, Eduardo Sousa e Alexandre Oliveira
Coordenação Técnica de Conteúdo: Tatiana Gomes Martins e Ramon de Souza Martins
Coordenação de Conteúdo: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Edição de Texto: Pérola Martins Lannes